Newsletter 002 – Dezembro de 2015

Trabalhos de Conclusão de Curso
É com enorme satisfação que a coordenação do curso de Jornalismo parabeniza os alunos do oitavo período, manhã e noite, pelo desempenho obtido nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). As monografias e os produtos desenvolvidos apresentaram temáticas desafiadoras e contemporâneas, algumas inclusive inéditas, mostrando a competência dos estudantes e de seus orientadores. Temos certeza que este resultado motivará ainda mais os demais discentes do nosso curso.

20º Sangue Novo
Estão abertas as inscrições para o 20º prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), o concurso premia estudantes de jornalismo de faculdades e universidades do Estado. São 22 categorias nas quais os estudantes podem se inscrever. É uma excelente oportunidade para nossos estudantes mostrarem o que fizeram durante o ano. Demais informações podem ser obtidas aqui. No ano passado o nosso curso foi o mais premiado do Sangue Novo e o que mais inscreveu trabalhos.

Divulgação eletrônica do Prêmio Sangue Novo (SindijorPR)

Divulgação eletrônica do Prêmio Sangue Novo (SindijorPR)

 

Jornalismo da PUCPR no Make It Big
Com a orientação dos professores Criselli Montipo e Renan Colombo, estudantes do 2º e 4º períodos do curso de Jornalismo participaram do Make It Big, projeto realizado pela Aldeia Coworking que abordou temas como a fabricação digital e os rumos da impressão 3D. Nossos alunos produziram textos sobre o evento e atividades, que foram publicados no site Haus, da Gazeta do Povo, e no site do próprio projeto, www.makeitbig.cc.

Divulgação da atividade de Jornalismo da PUCPR na Haus (Gazeta do Povo) Divulgação da atividade de Jornalismo da PUCPR na Haus (Gazeta do Povo)

 

Luz, câmera, ação!
Outro projeto de sucesso do curso de Jornalismo foi o Festival Ação: mostra de curtas e documentários. Com orientação dos professores Celina Alvetti e Marcelo Munhoz, os estudantes do 5º e 6º períodos desenvolveram os trabalhos, participando de todas as etapas: produção, direção e edição e alguns deles até atuaram. Com duração máxima de 15 minutos e temáticas variadas, os filmes foram apresentados no dia 24 de novembro, no auditório Sobral Pinto, no bloco amarelo da PUCPR.

Comunicare diário
Como já se tornou tradição no curso de Jornalismo, o final do semestre foi reservado para a produção de cinco edições seguidas do jornal impresso Comunicare. Durante uma semana, estudantes de diversos períodos do curso se dividiram nas tarefas de pauta, reportagem, revisão, diagramação, chefia de redação e distribuição, para produzir edições de oito páginas cada uma, sobre assuntos diversos que ocorreram na cidade e o resultado foi um sucesso. A orientação do Comunicare diário é dos professores Miguel Manassés e Rafael Andrade.

Doações para Mariana
A tragédia que atingiu moradores da cidade mineira de Mariana, após o rompimento de duas barragens, deixando centenas de pessoas desabrigadas e matando mais de uma dezena, mobilizou os estudantes do curso de jornalismo. A ideia partiu da discente do oitavo período da manhã, Caroline Stédile, que com a ajuda de seus colegas de classe, obteve doações de estudantes de todos os demais períodos do curso, que foram guardadas na Pastoral da PUCPR e, posteriormente, enviadas de caminhão para as vítimas.

Boas férias
Finalizamos mais um semestre letivo com a certeza de que nossos estudantes e professores se empenharam ao máximo para alcançar os objetivos que foram traçados. Agora vamos aproveitar as confraternizações de fim de ano e as férias. Desejamos que 2016 seja repleto de muito sucesso e realizações para todos! =)

Fechado para comentários.