O encontro entre vênus e a Lua

O alinhamento pôde ser visto de diversas partes do mundo e do Brasil

Laís Holzmann

Alguns tiveram a sorte de observar, nesta noite de domingo (8), um dos eventos mais bonitos do Sistema Solar, o encontro visual entre a lua crescente e o planeta Vênus. Visto mais nitidamente no sul do país, o fenômeno, conhecido como ocultação, flagrou a movimentação do planeta por trás da lua, quando foi completamente encoberto por ela. O planeta pôde ser apreciado logo após a ocultação, por volta das 19h, quando o astro reapareceu no lado mais brilhante da Lua.

Jair Barroso, do Observatório Nacional, disse ainda, em entrevista ao portal Terra, que pouco abaixo do fenômeno seria possível enxergar a estrela Espiga, ou Spica, pertencente à constelação da Virgem, e conhecida historicamente quando representada acima da faixa “Ordem e Progresso” na bandeira do Brasil.

Mais espetáculo

Ainda em entrevista ao portal Terra, o astrônomo João Batista Garcia Canalle lembrou também da passagem de outro astro pelo céu, o planeta Saturno, que, em sua transição, esteve a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, na noite de domingo. Ele ainda orientou os espectadores a observarem o céu ao anoitecer desta segunda-feira (9), quando pudemos ver a estrela Espiga, Vênus, a Lua e o planeta Saturno, respectivamente, uma acima da outra.

Lua

Foto: Thayse Steinke

Fechado para comentários.