Paraná tem queda 26% de inscritos no Enem

Ao todo, 336.307 candidatos devem fazer a prova nesta edição no estado

Por: Michel Moreira, Guilherme Bandeira e Álvaro Antunes

O número de estudantes do Paraná que devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 é menor que o registrado na edição do ano anterior, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame. São 336.307 inscritos neste ano, enquanto em 2014 eram 453.333, o que corresponde a uma queda de 26%. Em contrapartida, o número de candidatos a cima de 60 anos inscritos no Enem subiu em 230% no comparativo 2009 – 2014

O estado com maior número de inscritos nesta edição é São Paulo, com 1.253.928 candidatos. O Paraná ficou em nono lugar na classificação, conforme o Inep, sendo que o estado é o 6° mais populoso do país. O total de pré-inscritos nesta edição em todo o país foi de 8.478.096 candidatos, porém mais de 900 mil deixaram de garantir a participação no exame por não pagar a taxa. Neste ano, o valor da taxa de inscrição passou de R$ 35 para R$ 65, representando o acréscimo de 86% do valor.

Com as provas marcadas para 24 e 25 de outubro, os estudantes já se preparam para prestar o exame. Entre eles, está Leandro Zepechouka, (19) que mora no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Será a terceira vez que ele fará o Enem. “Como já fiz a prova algumas vezes, me sinto mais preparado para aguentar. Em uma das vezes consegui uma bolsa em uma Universidade particular em Curitiba, mas almejo outros objetivos e, por isso, tentarei mais uma vez, a fim de conseguir o que eu desejo”.

DADOSO acréscimo no valor da inscrição quase inibiu alguns alunos de efetuarem a prova:  “Realmente foi algo que pesou bastante, até mesmo porque o valor subiu muito, mas fui atrás e consegui pagar a minha inscrição. O foco agora é na última revisão antes da prova” conta Zepechouka.

O Enem é a principal porta de entrada de estudantes às Universidades públicas e particulares, sendo as públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

O planejamento da prova ocorre de acordo com o que foi estabelecido pelo Inep. Serão divididas em quatro áreas de conhecimento, sendo duas a cada dia de exame. No sábado (24) será aplicada a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Já no domingo (25) ocorrem as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, além da prova de redação.

Os horários das provas, serão correspondidas pelo horário oficial de Brasília, e não serão aceitos atrasos por nenhum motivo. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação da prova acontecerá às 13h30, e a duração do exame será de 4h30 e 5h30 nos dias 24 e 25 respectivamente.

Mudanças no Enem 2015

Em 2015, o Enem conta com algumas mudanças na realização da prova, como o cartão de confirmação de inscrição – que apresenta o endereço do local de prova, os dados do candidato e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol). Nesse ano, o candidato só poderá retirar o cartão através da internet, e não mais pelos Correios, como era feito até 2014.

Para consultar o cartão de confirmação e visualizar os dados, os candidatos devem acessar o site do Enem e informar o número do CPF e a senha.

A Roberta Siqueira, de 18 anos, que vai fazer o exame pela primeira vez, disse reprovar o modo de visualização do cartão de confirmação. A jovem, que mora em Paranaguá, conta que conseguiu visualizar o cartão logo na primeira tentativa, porém conhece uma amiga que tentou várias vezes sem sucesso. “Ainda bem que eu consegui imprimir meu cartão, mas uma amiga ainda não. Seria muito mais fácil recebermos em casa como era feito antigamente. Os alunos querem somente se preocupar em estudar e revisar as matérias na reta final, e não ter a preocupação de não conseguir o cartão de confirmação”

 DADOS 2

Fechado para comentários.