Apresentação do espetáculo "Pequena Sereia"
Patinação artística ganha espaço na programação do Guairão

Teatro recebeu produção inédita da escola Footwork 

Por Carolina Piazzaroli, Gabriela Peratello, Hanna Siriaki e Vitória Gabardo

O Teatro Guaíra recebeu, nesta terça-feira (3), a produção de patinação artística “O Feitiço da Lua”, nos moldes de espetáculos da Broadway. O complexo é conhecido por ser palco para diversos espetáculos nacionais e internacionais, mas uma atração como essa foi novidade na programação.

Produzido pela Footwork Complexo de Patinação e Dança, a peça conta a história de uma princesa que é transformada em cisne por uma bruxa e, para salvar o reino, precisa da ajuda de uma jovem garota.

Foto: Camila Ferraz

Apresentação do espetáculo “Cinderella in Wonderland” (Foto: Camila Ferraz)

Apresentação do espetáculo "Pequena Sereia"

Apresentação do espetáculo “Pequena Sereia” (Foto: Camila Ferraz)

Esta foi a primeira apresentação realizada pela escola no teatro, razão de grande prestígio para os artistas. De acordo com o diretor e proprietário da escola Footwork, Cleber Reikdal, é um sonho se apresentar no Guaíra.

A aluna Ana Luisa Zimmermann faz aulas de patinação há cinco anos e se apresentou pela sexta vez, a primeira no Guaíra. “Há um aumento no profissionalismo este ano. Sabemos dos grandes nomes que já pisaram no palco do Guairão. Então, com certeza, a pressão e almejo de sucesso é enorme”. Segundo Ana Luisa, a pista é diferente por conta do tamanho, mas os treinos são direcionados para que os artistas se habituem a ela.

Reikdal destaca que a estrutura do Guaíra é diferente de todos os lugares onde se apresentaram. Ele cita a existência de quarteladas, que são buracos no piso do palco e que permitem que os artistas “subam” sem precisar sair pela coxia. “A Broadway usa muito disso, e aqui a gente vai ter um pouco”, afirma. O diretor não esconde sua admiração pelos espetáculos da Broadway, e conta que o objetivo sempre foi ter um corpo de baile versátil, que dance ballet, sapateado, street dance, além de cantar e atuar. Por enquanto, a escola concilia patinação, ballet e sapateado, mas espera dispor aulas de canto em breve.

O Teatro Guaíra, famoso por suas apresentações de performances tradicionais, como ballet e orquestras, respondeu, quando questionado sobre a recente inclusão da patinação como apresentação, que leva a qualidade artística dos espetáculos em consideração na hora de agendar performances. Por conta disso, não sabe se novos tipos de espetáculo virão pela frente, mas já se nota uma mudança no currículo do Teatro.

Fechado para comentários.