Aprovação da Anvisa facilita testagem da Covid-19 em Curitiba

por Gabriela Alves de Jesus
Aprovação da Anvisa facilita testagem da Covid-19 em Curitiba

Resultado do teste depende da capacidade do usuário de seguir as instruções corretamente

Por Gabriela Alves

Farmácias de rede privada de Curitiba estão vendendo os autotestes da Covid-19 permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o início de março. O modelo adotado é o swab nasal, que pode ser feito em casa, onde o usuário segue as instruções e interpreta o resultado de acordo com a amostra. O exame, no entanto, não conta como um teste oficial pois não gera laudo, ou seja, não serve como atestado médico. É necessário consultar um médico em caso de resultado positivo para confirmação e tratamento. 

O autoteste é indicado para pessoas que apresentem sintomas leves, que tenham tido contato com uma pessoa infectada, antes de visitas a locais com alto risco de contaminação ou para se tranquilizar caso não tenha sintomas, mas esteja se sentindo ansioso. O autoteste pode ser encontrado nas redes de farmácia de Curitiba, custando de R$64,99 a R$69,99, podendo comprar e deixar em casa para quando for necessário fazer o uso.

A unidade de vendas da rede de farmácia Panvel, localizada no Shopping Palladium, recebeu 4 lotes do autoteste. A gerente da unidade, Dannily Rebouças, informou que foram vendidos 3 dos 4 lotes desde o recebimento no sábado, 6 . “A procura tem sido moderada pois muitas pessoas não têm conhecimento do teste, nós informamos e os clientes acabam comprando.” 

A rede de farmácias Droga Raia também adquiriu os autotestes para comercialização. “Recebemos apenas um lote, para avaliarmos se tem uma procura. No entanto, a maioria ainda está em estoque”, explica Julia Alves, atendente da unidade do bairro Portão.

Como usar

A abertura deve ser feita na parte de baixo da haste. Deve ser inserida em uma narina, girar e tirar, repetindo o processo na segunda narina. Em seguida, abrir o reagente, inserir o swab e mexer. Retirar o swab e colocar o conta gotas no reagente. Pingar 4 gotas no dispositivo de teste e aguardar 15 minutos para o resultado. 

Para um resultado apurado, é recomendado que o exame seja feito em um local higienizado dentro do período do 1° ao 7° dia de sintomas do vírus.

A empregada doméstica, Kethelyn Cristina Souza da Silva, 30, procurou uma farmácia e foi informada sobre a nova opção de testagem contra o coronavírus. Ela conta que fazer o teste sozinha foi horrível. “Incomoda igual quando faz no SUS, foi assim que soube que estava fazendo certo. Meu nariz ardeu e chegou a sair lágrimas. Fiz como me falaram na farmácia e também segui as instruções que estavam na caixa. No fim, deu negativo.”

“Achei interessante que pode ser encontrado facilmente a qualquer hora, não precisa esperar horas na fila do posto. Embora tenha um preço salgado, acho que vale a pena por ser muito prático.”

Distribuição

Em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, os kits de autoteste para detecção do vírus fazem parte da política de saúde contra o covid-19 e seus diferentes governos distribuem gratuitamente para a população, com a opção de ser entregue em casa sem custo algum. Em resposta ao questionamento da distribuição gratuita da nova forma de testagem, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informou que não há planos no momento e os autotestes são somente encontrados em redes privadas. Para fazer o teste gratuitamente é necessário recorrer aos pontos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Conteúdo extra: