Cresce número de idosos e pessoas com deficiência no eleitorado de Curitiba

por Leticia Fortes Molina Morelli
Cresce número de idosos e pessoas com deficiência no eleitorado de Curitiba

Em razão da pandemia, TSE reservou um horário de votação exclusivo para idosos, das 7h às 10h 

Por Letícia Fortes | Foto: Pasja1000 – Pixabay

Curitiba – cidade com o maior eleitorado do Paraná, com 1.349.888 pessoas aptas a votar – tem mais idosos e pessoas com deficiência entre os eleitores neste ano. A cidade ganhou 62.348 eleitores com mais de 60 anos e 1.602 eleitores com algum tipo de deficiência, em relação às eleições de 2016, mostram dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O eleitorado curitibano é composto majoritariamente por jovens adultos entre 35 a 39 anos (148.673 pessoas ou 11,01% do eleitorado). No entanto, os eleitores com idades entre 60 anos e 99 anos – ou seja, aqueles que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 – ocupam 21,12%, representando parcela expressiva do eleitorado. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um protocolo sanitário para as eleições e reservou o horário das 7h às 10h para os eleitores que pertençam ao grupo de risco, com o objetivo de evitar a ausência dessas pessoas no dia da votação. Descubra o que mudou nas eleições deste ano e o que fazer para justificar sua ausência no dia da votação.

Curitiba conta com 7.802 eleitores com deficiência. Destes, 3.423 pessoas apresentam dificuldade de locomoção, 1.060 possuem deficiências visuais, 278 com menor capacidade auditiva e 265 com dificuldade para o exercício do voto. O TRE-PR recomenda que todos os eleitores, portadores ou não de necessidades especiais, confiram o endereço do seu local de votação antes do dia da eleição. Saiba como descobrir onde você vota.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) mostram a importância e a posição estratégica do eleitorado curitibano nas eleições municipais 2020. Desde as eleições municipais de 2016, 60.673 novos eleitores foram registrados em Curitiba, gerando um aumento de 0,5% em quatro anos. A capital paranaense abriga o segundo maior local de votação do Paraná (que é o Campus Barigui da Universidade Tuiuti, com 10.571 eleitores), perdendo apenas para o Colégio Anglo Americano de Foz do Iguaçu, com 12.825 eleitores. 

Curitiba atinge recorde de candidaturas femininas à Prefeitura, mas possui poucas candidatas a vereador

As mulheres representam 53,9% do eleitorado (727.248), e os homens, 46,1% (622.640). Além de representarem mais da metade do eleitorado, as mulheres curitibanas buscam ampliar suas participações no cenário político. Com seis candidaturas registradas, Curitiba atingiu o recorde de mulheres concorrendo à Prefeitura Municipal. No entanto, as mulheres representam apenas 33% das candidaturas a vereador neste ano, com 394 candidaturas. Saiba mais sobre a participação das mulheres no eleitorado e na política.

Eleitores com necessidades especiais serão orientados nos locais de votação

Uma das novidades deste ano é a presença do coordenador de acessibilidade, identificados com roupas amarelas e já na entrada dos locais de votação (também conhecidos como zonas eleitorais) para orientar os eleitores com dificuldades. Segundo o TRE-PR, quatro mil coordenadores estarão distribuídos nas zonas eleitorais de todo o Paraná.

A criação do cargo de coordenador de acessibilidade se fez necessária devido ao fato de que os locais de votação, como escolas, clubes e associações, nem sempre investem na acessibilidade, como os órgãos do estado geralmente fazem. 

A orientação geral é que os eleitores não levem acompanhantes no dia da votação. No entanto, aqueles com deficiência cognitiva tem o direito de levar um acompanhante na cabine de votação. Os eleitores cegos ou com baixa visão serão atendidos em urnas com braile e fones de ouvido com o recurso de audiodescrição. Já os eleitores com dificuldades de locomoção serão auxiliados pelos coordenadores de acessibilidade para acessar a sala de votação.