Curitiba bate recorde de dias sem mortes por Covid-19

por Tayna Cauane Machado
Curitiba bate recorde de dias sem mortes por Covid-19

Capital do estado do Paraná registra 15 dias consecutivos sem mortes pela doença causado pelo coronavírus 

Tayná Machado | Pedro Ribas – Prefeitura Municipal de Curitiba

A cidade de Curitiba bateu, na última semana, o recorde de dias sem mortes pela Covid-19. De acordo com a Prefeitura, foram 15 dias consecutivos sem registros de óbitos pela doença. O recorde anterior havia sido registrado em setembro deste ano, quando se contabilizaram oito dias sem mortes. Para o prefeito da cidade, Rafael Greca, isso é consequência dos esforços para manter a população vacinada. A declaração de Greca foi cedida para o site da Prefeitura de Curitiba.

A imunização na capital paranaense nesta segunda avança para crianças de 3 anos completos ou mais com a primeira dose, e pré-adolescentes entre 12 anos ou mais já podem receber a dose de reforço. No total, mais de 4 milhões de doses foram aplicadas em todo o município, mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta que, caso sintomas respiratórios apareçam, é indicado o uso de contínuo de máscara.

Além disso, no último dia 19, o SUS não recebeu nenhum paciente para internação desde o início da pandemia, representando um avanço, visto que o estado do Paraná, no auge da pandemia, registrou quase 5 mil ocupações pela doença. No total, foram mais de 45 mil mortes.

Em entrevista ao site da Prefeitura de Curitiba, o secretário municipal de saúde, Juliano Gevaerd, ressaltou que, mesmo com todo avanço para combater a crise de saúde sanitária, é necessário ficar em estado de alerta, pois na primavera os casos respiratórios tendem a aumentar. Além do coronavírus, outras alergias e doenças também ganham força na estação das flores, porque a maior liberação de pólen no ar afeta a mucosa e as vias aéreas.