Curitiba começa a vacinar adolescentes de 15 anos

por julia sobkowiak
Curitiba começa a vacinar adolescentes de 15 anos

Na última quarta-feira (20), a capital recebeu uma nova remessa de imunizantes da Pfizer destinada para adolescente

Por Giovana Catapan e Julia Sobkowiak | Foto: Guilherme Araki

Curitiba começou, nesta quinta feira (21), a vacinar adolescentes nascidos em 2006 (15 anos completos até 31 de dezembro deste ano). A capital paranaense recebeu 27 mil doses de imunizantes da Pfizer, destinadas para a vacinação deste grupo. Desde 2 de setembro uma nova faixa etária não havia sido convocada para a campanha de imunização, devido a falta de imunizantes. A prefeitura estima que cerca de  20 mil adolescentes façam parte desta faixa-etária. A chamada para um novo grupo será avaliada a partir da quantidade de imunizantes remanescentes em estoque ou quando houver nova remessa destinada para essa parte da população. 

A vacinação para adolescentes que pertenciam aos grupos prioritários teve início no dia 23 de setembro, com a expectativa de vacinar 9 mil pessoas nesta data. Foram chamados para o primeiro dia de vacinação os nascidos entre 24 de setembro de 2003 a 23 de setembro de 2009, com deficiência severa ou permanente; e os adolescentes com comorbidades nascidos a partir de 24 setembro de 2003 e em 2004 todo.

A partir de 2 de setembro foram convocados os adolescentes nascidos até 2 de outubro de 2003 e de 2004 a 2005. Com isso, Curitiba planejava vacinar todos os adolescentes que vão completar 16 anos em 2021. Nessa data, Curitiba vacinou pouco mais de 34 mil adolescentes.

Segundo a Anvisa, até o momento a Pfizer foi a única fabricante de imunizantes a solicitar a inclusão de adolescentes de até 12 anos em sua bula.  A aplicação da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes só foi autorizada a partir dos resultados laboratoriais que indicavam a segurança e a eficácia da vacina para este grupo. 

Dicas para o dia de vacinação

Para maior rapidez

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que os pais ou responsáveis pelos adolescentes, façam o cadastro do menor como seu dependente na plataforma Saúde Já pelo aplicativo ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br. O cadastro é uma maneira de agilizar o processo de vacinação.

Termo de consentimento

Levar o termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável é uma outra maneira de agilizar o processo de vacinação. O documento está disponível para impressão no site Imuniza Já.

 Informações extras

No dia da vacinação o adolescente deverá comparecer a um dos pontos de vacinação acompanhado do responsável que assinou o termo de consentimento.

Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o CPF, o adolescente que não possuir o documento com foto deverá levar a certidão de nascimento e o documento com foto do responsável. É necessário também apresentar um comprovante de residência comprovando que mora em Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, estando em anexo que comprove a filiação.

Pontos de Vacinação

Confira abaixo os locais de vacinação: