Documentário universitário “Cartas para o Tempo” busca dar visibilidade a idosos

por Carolina Senff
Documentário universitário “Cartas para o Tempo” busca dar visibilidade a idosos

Produção tem como objetivo lembrar que a população 60+ precisa ser reconhecida, escutada e acolhida

Por Carolina Senff | Foto: Jade Cercal

O documentário “Cartas para o Tempo”, produzido por estudantes de comunicação da PUCPR na disciplina Projeto IV – Production Design, tem como objetivo mostrar que a população idosa necessita ser reconhecida, acolhida e ouvida. No filme, os idosos são colocados em destaque. A partir de diversos depoimentos, a equipe registrou como a sociedade lida com a passagem do tempo dessas pessoas.

O projeto retrata como a passagem do tempo é diferente para os idosos. Eles vivem de um jeito diferente, com um tempo diferente para realizar suas atividades, como se tivessem um relógio próprio. Dorvalino Faganello (74), Terezinha dos Santos Teixeira (94) e Maria de Lourdes Correia Dreen (94) contam sobre suas juventudes e jornadas de vida. Refletem sobre a felicidade e a saudade que sentem em uma idade mais avançada. Com alegria eles contam sobre seus gostos e suas famílias. Ao longo dos 15 minutos de filme, é possível perceber como o passar do tempo altera o modo de se viver.

Fotos antigas mostram períodos da juventude, viagens especiais, entes queridos que já se foram e memórias dos personagens. O projeto mostra como objetos têm significado. Exemplo disso é um vestido branco de Terezinha de quando era jovem e que ela guarda de recordação.

Terezinha dos Santos Teixeira em seu depoimento

“Não me sinto bonita hoje, mas me sentia quando era jovem”, afirma Terezinha. “A saudade de um tempo e de uma versão sua que não volta mais. São as memórias, capazes de guardar esse afeto que permite os idosos sentirem novamente as mesmas angústias e alegrias vividas no passado.”

Para assistir o vídeo do projeto acesse o link clicando aqui: “Cartas para o Tempo”

Comunidade

As disciplinas de projeto dos cursos Multicom da PUCPR possuem um eixo social. Os estudantes são incentivados a converter o conhecimento que adquirem durante a formação universitária em benefícios para a sociedade. A cada semestre é dado um novo desafio para as turmas buscarem uma forma de conectar os projetos comunicacionais à comunidade.

TAGS: