Dia do goleiro, comemorado em abril, é homenagem ao lendário Manga

por Murilo Ferreira
Dia do goleiro, comemorado em abril, é homenagem ao lendário Manga

Data é celebrada nesta quarta-feira, 27 de abril, dia do aniversário de Haílton Corrêa de Arruda

Por Lucas Lopes, Felipe Benato e Murilo Wiczick | Foto: Acervo O Globo

O Dia do Goleiro, comemorado em 27 de abril, foi instituído em 1975. A data é também o aniversário do lendário Haílton Corrêa de Arruda, conhecido como Manga, ex-Botafogo e Internacional, e goleiro da seleção brasileira na Copa em 1966. O atleta ainda foi campeão da Copa Libertadores, pelo Nacional do Uruguai. A comemoração foi abraçada por clubes brasileiros e é comemorada até hoje.

Nesta semana, o Coritiba homenageou o goleiro Renato Secco, que atuou pelo time da capital nos anos nos anos 90. “Pela minha época, em que era difícil, em que não tinha esses clubes formadores e empresários, teria que ter um talento especial”, afirma o goleiro. Para os goleiros que estão começando, Renato recomenda perseverança. “Ser perseverante, correr atrás do seu sonho, o que não pode é desistir.” O goleiro diz ter ficado muito feliz e lisonjeado com a homenagem que recebeu do Coritiba, especialmente porque a lembrança veio em vida, enquanto ele mesmo pode pode desfrutar desse momento.

Para também homenagear os goleiros que atuaram no Paraná, a equipe do Portal Comunicare fez uma seleção de quatro grandes atletas da posição na história do futebol do Estado. Pelo Coritiba, são lembrados nomes dos anos 80, Rafael e Jairo, ambos campeões brasileiros com o Coxa em 1985.  Pelo Athletico Paranaense, um nome que não pode faltar na lista dos melhores goleiros é Caju, que dá nome ao centro de treinamento do clube, o CAT Alfredo Gottardi. Outro nome é Santos, campeão da Sulamericana 2018 e 2021, além da Copa do Brasil em 2019.

Os goleiros atuais de ambos os times são Gabriel, do Coxa, e Bento, do Furacão. Gabriel veio do futebol italiano para o Coritiba no ano passado para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Bento é um “Piá do Caju”, está no clube há 14 anos e estreou em 2020 contra o River Plate, pela Copa Libertadores.