Corridas de rua em Curitiba atraem novo público através de redes sociais

por Eduardo Pascnuki
Corridas de rua em Curitiba atraem novo público através de redes sociais

Corridas de rua têm virado o novo fenômeno pop, com cada vez mais incentivos da cidade de Curitiba e de influencers

Por Beatriz Dias, Eduardo Pascnuki e Giovanna Romanoff | Reprodução de imagem: Eduardo Pascnuki

As corridas amadoras em Curitiba, com a ajuda das redes sociais e a promoção desse esporte, estão atraindo cada vez mais interessados. Na capital, existem diversos influenciadores que postam sobre essa modalidade e, inclusive, estão se destacando nesse cenário.

Paola Carrijo é uma influenciadora, triatleta e maratonista, que mora na cidade de Curitiba. Assim como Thalya Hillebrant e Renata de Lima, os influencers utilizam as redes para mostrar sua rotina e estilo de vida, influenciando milhares de pessoas a praticar a corrida de rua, ou pelo menos motivá-las a ter uma vida mais saudável.

Renata, além de criadora de conteúdo, é personal trainer e atua nas capitais paranaense e catarinense. A autointitulada instrutora de fitness já teve seu método de ensino testado por mais de 30 mil mulheres e pratica corridas de rua frequentemente, dividindo-as com seu público.

O casal de corredores José Rafael Novak e Camila Bianca Damasceno acredita que, devido ao crescimento de influencers de corrida, mais pessoas têm sido influenciadas a começar a praticar o esporte e, que, depois de começar a ter o hábito de correr, os corredores procuram ativamente por influencers da modalidade. É o caso da corredora Maitê Simão, de 20 anos, que afirmou ter começado a seguir influenciadores de corrida após o início da prática do esporte.

Corridas com diferentes temáticas atraem mais praticantes

Na capital paranaense as corridas de rua já são promovidas há alguns anos, mas desde 2020 o número de participantes tem crescido majoritariamente. A prefeitura da cidade promove anualmente o Circuito Curitiba de Corridas, que conta com diversas etapas. As provas podem ser individuais ou em grupos com revezamento. Curitiba também sediou milhares de provas diferentes no decorrer do ano, como corridas noturnas e a famosa e tradicional The Hardest Run.

A The Hardest Run, que em 2019 firmou-se como um Instituto Filantrópico, já organizou quatro corridas solidárias, tornando-se a maior deste segmento na América Latina. Mais de 40 mil atletas já correram por essa causa e só na edição deste ano, R$ 1.75 milhões foram arrecadados, sendo destinados ao Hospital Erastinho, no combate contra o câncer infantojuvenil.

O grande número de praticantes também tem relação com o aumento na quantidade de corridas variadas, que atingem diferentes públicos. Em São Paulo, acontece a Disney Magic Run, em que os participantes podem optar entre 3 km de caminhada ou 8 km de corrida – ambos na companhia dos seus personagens favoritos.

Corrida é um dos esportes mais praticados no país

Segundo a edição 2022 da pesquisa “Perfil do Atleta”, feita pela plataforma Ticket Sports, a corrida de rua é o esporte preferido pelos participantes de eventos esportivos no Brasil. O estudo, que foi realizado com atletas que utilizaram pelo menos uma vez o serviço de inscrições, também revela que houve um aumento na participação de mulheres entre 2021 e 2022, que atingiu 45%.

Em 2015, o relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, da Pnad, informou que 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com frequência. Cinco anos depois, em 2020, especialistas estimaram que existiam entre 5 e 11 milhões de corredores de rua no país.

Com a mudança radical sofrida pelo mercado nos últimos anos, os influenciadores esportivos se tornaram os principais nomes para divulgar marcas através de grandes eventos. Por conta da sua popularidade, eles fazem parte das estratégias de marketing das empresas e são uma ótima forma de impulsionar produtos.

Veja vídeo da Terceira Etapa do Circuito Curitiba