Curitiba abriga diversas opções de esportes gratuitos para o público

por Breno Gallina
Curitiba abriga diversas opções de esportes gratuitos para o público

Cidade tem boa gama de opções de esportes gratuitos, desde quadras de tênis públicas até pistas de skate

Breno Zottis Gallina, Denise Manini, Maria Eduarda Ciciliato Redwitz e Pedro Pierdoná Marques

Com inscrições abertas desde segunda-feira (23/10), o programa Curitiba em Movimento oferece um total de 35 mil vagas, cobrindo 85 modalidades esportivas, entre elas boxe, balé, ciclismo, bocha e hóquei. Todas as vagas são gratuitas e acessíveis para pessoas de todas as idades. Esta é uma proposta da Prefeitura de Curitiba para incentivar a prática de atividades físicas na população.

O programa, criado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em conjunto com o Instituto das Cidades Inteligentes, surgiu em 2020 visando o incentivo a um estilo de vida mais saudável, e nesses três anos integrou mais de 20 mil curitibanos. A iniciativa conta com trinta localidades espalhadas ao longo das dez regionais de Curitiba; eles aceitam moradores de diversas cidades da região metropolitana de Curitiba, trazendo um aspecto universal para o programa.

Os programas municipais também estão desempenhando um papel vital na promoção da atividade física. A cidade de Curitiba uma gama de esportes coletivos, entre eles: quadras de tênis espalhadas por Curitiba, como a arena Eppinghaus, na praça Brigadeiro Eppinghaus, ou a arena Batel de beach tennis; diversos campos de futebol públicos que estão na maioria das praças da cidade, ou os que podem ser alugados por certo preço para partidas privadas, também aulas gratuitas de jiu jitsu disponível na UniBrasil.

Também existe uma variedade de esportes individuais, como aulas de natação, academia gratuitas na UniBrasil; diversas opções de pistas de skate como a presente no Jardim Ambiental no bairro Hugo Lange; e a Pista do Gaúcho, no bairro São Franscisco.

No final deste ano ocorrerão diversas corridas e maratonas na cidade; indo de corridas especialmente feitas para crianças, como a corrida Panoramico Kids Run, que será dia 29 de novembro, até corridas de trilha, como a Cross trail do falcão, que ocorrerá dia 10 de dezembro. Além disso, existem opções de esportes radicais como escalar o Pico Paraná, na cidade de Antonina (Região corridas de trilha como a Cross trail do falcão, que ocorrerá dia 10 de dezembro. Existem opções de esportes radicais, como escalar o Pico Paraná na cidade de Antonina (Região Metropolitana de Curitiba) e escaladas de Boulder na pedreira Paulo Leminski.

A comunidade opina sobre

Profissionais e conviventes da área de esporte compartilham experiências sobre estilo de vida saudável sendo moradores de Curitiba

Ex-goleiro do Coritiba e atualmente professor de educação física no Colégio Marista Paranaense, Renato Secco diz ser uma grande iniciativa, e destaca o impacto social do movimento: “O bem-estar físico que a prática de atividade física nos traz já é conhecido, e esse incentivo vindo da prefeitura, tirando o possível problema causado pela questão financeira, é realmente um grande avanço”. Renato ainda ressalta que a idade avançada também não deve ser um fator de desânimo para começar a praticar: “Uma boa saúde mental e física é fundamental em qualquer parte da vida, e isso pode ser proporcionado pela prática de algum esporte, seja uma caminhada, corrida, hidroginástica, ou um esporte coletivo, é sempre uma escolha positiva”.

Ao visitar o CCI (Centro de Convivência do Idoso) do município de Pinhais, o senhor Lourival Gabriel da Silva de 69 anos e aposentado, relatou sobre sua experiência praticando esportes, suas motivações e indicações. Ele comenta que frequenta a Convivência há quase 10 anos e desde então, participa de quase todas as atividades e esportes ofertados como hidroginástica, ginástica, teatro e dança. Lourival conta que o principal impacto em realizar as atividades seria a melhora na saúde, além disso os esportes exigem muito da coordenação motora e habilidades e fazem bem para a memória, trazendo qualidade de vida ao envelhecer.

Por fim, Lourival aconselhou a comunidade: “Se você só trabalhar você vai deixar a desejar para o seu corpo, para sua mente e para a sua família. Você tem que saber mesclar, ter um equilíbrio e esse equilíbrio deve começar na juventude. Que os jovens venham cedo porque essa escolha vai somar no final de suas vidas, temos muitos participantes do centro que estão saudáveis e tem qualidade de vida e longevidade em função das suas escolhas do passado”.

Para os interessado,s o Programa Curitiba em Movimento possui alguns pré-requisitos, como a necessidade de apresentar um atestado médico de aptidão física para participar; para mais informações de como participar, localidades, modalidades e restrições, acesse: curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br . E nas ofertas da UniBrasil, ela conta com diversos projetos direcionados a comunidade em que o incentivo ao esporte é oferecido ao público, as informações sobre inscrições e vagas podem ser consultadas diretamente pelo e-mail da Coordenação do Curso de Educação Física [email protected] ou em contato com a Secretaria Geral da Faculdade no telefone (41) 3515-1448.