Especialistas ensinam como montar um home office adequado

por Ex-alunos
Especialistas ensinam como montar um home office adequado

A situação de pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fez com que diversos órgãos governamentais decretassem medidas de quarentena e isolamento social para conter o avanço da Covid-19. Por conta disso, o cotidiano do brasileiro foi transformado. Um exemplo é o trabalho, que precisou ser Home Office para muitas pessoas.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o home office deve crescer 30%, mesmo após o fim do isolamento social. Já uma pesquisa da Talenses Group Holding, em parceria com a Fundação Dom Cabral, indica que 70% das empresas esperam continuar com o trabalho remoto, de forma integral ou parcial, depois da pandemia.

Como monta um home office adequado

Entretanto, trabalhar em um espaço que não foi projetado para essa finalidade traz diversos riscos ao profissional. A respeito disso, Priscilla Bencke, especialista em neurociência aplicada à arquitetura da Qualidade Corporativa explica que “um dos principais problemas é não se atentar a ergonomia no home office e aos limites físicos.”

Dessa forma, transformando o excesso de trabalho em estresse, bem como muitas horas na mesma posição. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% das dores lombares resultam em problemas mais sérios, causando incapacidade funcional e diminuição da produtividade.

Além das questões de saúde, que impactam na qualidade de vida e na produtividade do trabalhador, a arquiteta e urbanista Soraya Surdi acrescenta que o home office feito de improviso pode comprometer no desenvolvimento das atividades.

“É possível que o profissional seja convidado para participar de reuniões online e, com isso, surge a preocupação com a imagem que irão passar ao grupo profissional”, reflete Soraya. Por isso, ter um home office pensado exclusivamente para o usuário, hoje, é uma grande necessidade de qualquer trabalhador.

Home office precisa ser pensado para não causar desconforto físico nem queda de produtividade. Foto: Pedro Almeida.

Ergonomia para o home office

  • A altura da mesa deve variar entre 74 e 78 cm, no máximo;
  • A cadeira utilizada tem que ter encosto e, se possível, regulagens de altura e apoio de braço;
  • O ideal é que quando estiver sentado, os pés encostem por inteiro no piso e formem um ânulo de 90° com o joelho;
  • As costas deverão estar apoiadas;
  • Caso utilize notebook, não curve a cabeça em direção à tela;
  • Utilize apoio de computador para elevá-lo à altura dos olhos. Caso não tenha, improvise com livros ou pastas.

Dicas para o home office

Um bom home office deve ser ergonômico, funcional e confortável, sem deixar de lado a preocupação com o bom aproveitamento de espaço e com a decoração. Em ambientes menores, são indicadas mesas dobráveis, acompanhadas por gaveteiro compacto, e o uso de prateleiras nas paredes.

“O uso de iluminação indireta nas prateleiras, com fitas de led, abajures direcionáveis, ou até mesmo de uma luminária de teto sobre a mesa, disposta de uma maneira que não faça sombra na área de trabalho, promovem um conforto visual”, ensina Soraya.  Outro fator importante é o conforto do mobiliário.

Como o Home Office é um espaço que a pessoa passa horas, às vezes sem interrupções, a melhor posição para o corpo é essencial para o desenvolvimento e qualidade do trabalho. As medidas padrões da ergonomia devem ser usadas com cautela, pois a altura do usuário pode alterar completamente a necessidade, evidenciando a importância de um bom profissional no desenho dos móveis.

O terceiro ponto de como montar um home office é quanto às cores. A recomendação das especialistas é que o ambiente transfira ao usuário o que o trabalho pede. Por exemplo, ambientes mais neutros e sérios são ideais para quem necessita de concentração. Já profissões que demandam inspiração e criatividade podem preferir paredes mais coloridas e com cores mais fortes.