Estudantes da PUCPR cobrem festival de jazz na Ilha do Mel

por Helene Mendes da Rocha Loureiro
Estudantes da PUCPR cobrem festival de jazz na Ilha do Mel

Alunos de cursos da área de Comunicação criam conteúdo audiovisual em um dos maiores festivais de jazz do Sul do Brasil

Helene Mendes

Um grupo de nove estudantes da PUCPR, de diferentes cursos da área de Comunicação, está participando da cobertura jornalística e documental do festival “Jazz na Ilha”, evento cultural que acontece durante todos os finais de semana de agosto, na Ilha do Mel, litoral do Paraná. A atividade é feita em parceria entre a PUCPR e a produtora audiovisual Pangea – Narrativas Ilimitadas, que participa da organização do festival.

Os nove estudantes são dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas. Eles foram escolhidos a partir de um processo seletivo organizado por professores da PUCPR que teve mais de 50 inscritos. A cobertura envolve a produção de material fotográfico e audiovisual das atrações do festival, e conta com a supervisão dos professores e dos profissionais da Pangea.

A cada fim de semana, duas duplas de estudantes participam da cobertura, divididas entre as regiões de Encantadas e Nova Brasília, onde estão distribuídas as atrações do festival. Dentro das duplas, um estudante é responsável pela fotografia e outro, pela filmagem. Eles acompanham as atrações e atividades do festival com foco no palco principal, onde ocorrem os maiores shows, entre 12h e 18h dos sábados. Os alunos utilizam equipamentos profissionais, fornecidos pela Pangea, após uma atividade prévia de treinamento.

A equipe de universitários participa da cobertura como atividade formativa e com certificação de horas complementares, e tem locomoção, estadia e alimentação cobertas pela organização do festival.

A estudante de Publicidade e Propaganda da PUCPR Thamires Kplum foi uma das selecionadas para a cobertura fotográfica do evento e comenta como foi a experiência. “A equipe da Pangea me auxiliou em todos os momentos que precisei. Aprendi muito em só um dia. Conhecer e estar perto de tantas pessoas talentosas foi uma oportunidade única”.

A iniciativa de convidar os estudantes partiu do jornalista Luiz Renato Farah, egresso da PUCPR e sócio-fundador da empresa. Enquanto estudava na universidade, Luiz realizou atividades semelhantes, com destaque para a cobertura jornalística do Projeto Rondon. “A PUCPR tem uma estrutura que possibilita essas experiências aos seus alunos. Também tem professores que pensam ativamente nos alunos e desejam desenvolver profissionais melhores, mais humanos e com uma criatividade que se destaque”.

Ele completa dizendo que a participação dos alunos eleva a qualidade da cobertura, já que o festival é extenso e tem muitas atividades ocorrendo simultaneamente.

O editor e diretor de fotografia da Pangea, Jean Augusto, acompanhou os alunos que foram ao vilarejo de Encantadas no primeiro fim de semana de cobertura, entre 5 e 7 de agosto. ‘‘É legal ter uma equipe para trabalhar em um propósito único, e também é legal ter a visão particular de cada um para criar o material.’’

Ele também fala sobre a oportunidade de ter essa experiência na Ilha do Mel. ‘‘Nada melhor que a prática. Poder ter isso em um espaço como a Ilha é a melhor forma de ganhar experiência e levar essa vivência tanto para o ambiente acadêmico, como já estar um passo à frente no ambiente profissional.’’

O festival “Jazz na Ilha”  acontece durante todos os finais de semana de agosto nos vilarejos de Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel. 

Os shows ocorrem de sexta a domingo, em restaurantes, bares e pousadas. No primeiro fim de semana, as bandas Low Fly Trio e Capybara abriram o evento, com o lançamento de músicas inéditas. Também há atrações na orla das praias, com atividades ao ar livre que incluem yoga e mutirões de limpeza. 

Durante o período mais severo da pandemia de Covid-19, o festival foi feito de forma on-line, com transmissões dos shows via YouTube. Agora, nesta 8ª edição, o evento retorna ao formato presencial. Neste ano, são celebrados também os 150 anos do Farol das Conchas, patrimônio cultural do estado e um dos principais pontos turísticos da ilha, próximo à Praia de Fora.