Operário e Londrina estreiam neste fim de semana na Série B do Brasileirão 2022

por Adriano Sirius
Operário e Londrina estreiam neste fim de semana na Série B do Brasileirão 2022

Paranaenses disputam acesso à elite do futebol brasileiro com clubes como Grêmio, Cruzeiro e Vasco

Por Adriano Sirius e Eduardo Borges | Foto: Igor Barrankievicz

 

A primeira rodada da Série B do Brasileirão será disputada neste fim de semana com a participação de duas equipes paranaenses. O Operário viaja a Tombos (MG), onde enfrentará a equipe do Tombense, no sábado (9), às 21h. No domingo (10), o Londrina recebe o Náutico, no Estádio do Café, às 11h.

A equipe alviceleste comandada pelo técnico Adilson Batista retorna à disputa da Série B após o rebaixamento à terceira divisão no ano de 2019. Para a campanha na segunda divisão, o Londrina anunciou nove reforços até o momento: Victor Souza (goleiro), Léo, Watson e Dudu (laterais), Denílson (zagueiro), Gabriel Santos (atacante), Marcinho e Luís Mandaca (volantes) e Gabriel Honório (meia). Além dos reforços já revelados, o Tubarão tenta a contratação do meia Cabralzinho, de 28 anos, destaque do Ceilândia (DF). O jogador desperta o interesse da diretoria londrinense desde a partida entre Ceilândia e Londrina, pela primeira fase da Copa do Brasil, quando o jogador marcou um dos gols da vitória da equipe brasiliense pelo placar de 2 a 0.

O Operário, do técnico Claudinei Oliveira, em busca do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, teve sete reforços confirmados: Dheimison e Vanderlei (goleiros), Ronald (zagueiro), Raphinha (lateral), Ricardinho (volante), Felipe Saraiva e Mirandinha (atacantes). O zagueiro Alemão, que já teve passagem pelo Fantasma em 2015 e que defendeu as cores do Avaí na última temporada, também está na mira da diretoria alvinegra. Seu contrato com o time catarinense terminou no fim do campeonato estadual e não foi renovado. Alemão fez 12 jogos na atual temporada, todos como titular.

Gigantes

Após um início empolgante com contratações badaladas e recheado de expectativas, o Grêmio finalizou o ano de 2021 da maneira mais decepcionante possível com o rebaixamento para a segunda divisão. Em 2022, o tricolor gaúcho reformulou o seu elenco liberando ‘’medalhões’’ que não renderam de acordo com as expectativas na temporada passada, como Douglas Costa, Everton, Alisson, Bruno Alves, Bruno Cortez e Rafinha, além de sete outros atletas que deixaram o clube. O tricolor também foi ao mercado para em busca de reforços – o atacante Elkeson está prestes a ser anunciado, além das chegadas de peso do meia Martín Benítez e o zagueiro Bruno Alves. Os gaúchos ainda contam com importantes atletas que optaram por permanecer no clube: Pedro Geromel, Diego Souza, Villasanti, Ferreira, que renovou com o clube até 2024, e uma das joias do time: o atacante Elias.

Apesar de ser reconhecido como um time copeiro, o Grêmio foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Mirassol. No Gauchão, conquistou o título vencendo o Ypiranga na final. O time sofreu mudanças no comando técnico. Vagner Mancini foi demitido no começo da temporada e foi substituído pelo velho conhecido da torcida, Roger Machado, que teve uma passagem pelo clube nos anos de 2015 e 2016.

Cruzeiro 

Depois de seu terceiro ano consecutivo na série B, o Cruzeiro entra na temporada de 2022 com altas expectativas após a venda do clube para o grupo do ex-atacante Ronaldo Nazário, que chegou no Cruzeiro fazendo mudanças impactantes, como determinar a saída do goleiro e ídolo do clube Fábio. Ao todo, foram 19 dispensas no elenco de 2021, além da saída do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Nessa drástica reformulação no clube, os mineiros contarão com importantes reforços para disputa da série B e da Copa do Brasil. O Cruzeiro enfrentará o Remo pela terceira fase. Entre as contratações mais importantes em 2022 estão as do artilheiro da edição de 2021 Edu, do goleiro ex-Santos Rafael Cabral, do ponta Waguininho, que contribuiu para o acesso do Coritiba na temporada passada, além de outros nove atletas que chegaram ao clube. Uma das principais mudanças que a equipe mineira sofreu nesta intertemporada foi a chegada do técnico uruguaio Paulo Pezzolano. O Cruzeiro disputa a série B como franco favorito ao acesso.

Vasco

Mesmo com a possível venda para o grupo da 777 Partners, o Vasco ainda sofre muitas dificuldades financeiras. Nas últimas temporadas, os cariocas se portaram como um time de menor porte nas contratações, formando um elenco sem figuras estreladas.

O Vasco passou por uma reformulação como nunca se viu na história do time, com 24 saídas, inclusive de jogadores importantes como German Cano, Leandro Castan, Andrey e Vanderlei. O Vasco contratou 19 jogadores, sendo que alguns começaram bem a temporada, como Zé Gabriel, Thiago Rodrigues, Anderson Conceição, Raniel e Juan Quintero. Com o aval da 777 Partners, o clube realizou uma das contratações mais caras da sua história, a do chileno Carlos Palacios, que estava no Internacional. Outra expectativa é pelo bom desempenho do técnico Zé Ricardo, que levou o time para Libertadores em 2017 e voltou para o comandar o clube nesta temporada.

O Vasco já foi eliminado da Copa do Brasil na segunda fase pelo Juazeirense (BA). O time ainda conta com importantes peças do elenco de 2021 para este ano, como Nenê e Gabriel Pec, que fizeram um ótimo estadual pelo time e continuarão nesta temporada no clube carioca.