Palco do TUCA se abre para debates políticos promovidos pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP)

por Maria Luísa Cordeiro
Palco do TUCA se abre para debates políticos promovidos pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP)

Com dois dias de debate, um para governo estadual e outro para o Senado Federal, os alunos puderam ter contato com as propostas de cada candidato

Por Maria Luísa Cordeiro | Foto: Igor Barrankievicz

Às vésperas das eleições, o palco do TUCA, Teatro da PUCPR, abriu espaço para a discussão sobre os rumos políticos do país e do estado do Paraná. Dois debates foram promovidos pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto, do curso de Direito da PUCPR. Com parceria dos cursos Multicom e cobertura dos estudantes de Jornalismo, o evento contou com a presença de candidatos ao governo estadual e ao Senado Federal para discutir propostas e desafios para a sociedade.

Os estudantes de Relações Públicas Larissa Rodrigues dos Santos e Guilherme Frenzel votarão pela primeira vez nestas eleições e gostaram da proposta do debate. “Tem alguns candidatos que a gente não conhece, não têm tanta visibilidade por causa dos meios de comunicação tradicionais e aqui estão podendo apresentar melhor suas propostas e os problemas que a gente tem na sociedade”, afirma Guilherme. 

Para Cássio Luiz Ricci II, presidente do Centro Acadêmico e um dos idealizadores do evento, a experiência foi desafiadora, mas muito interessante. “Quando se trata de candidatos em momento de eleição, é um clima muito tenso, de inimizades. Trazê-los aqui, para um debate com os estudantes, democrático, para falar a temáticas como educação, foi um desafio, mas temos uma equipe maravilhosa, com mais de 30 pessoas, então foi bem tranquilo.”

O projeto original era receber os candidatos para uma sabatina, porém a organização decidiu mudar o evento para debates. “Queríamos passar a sensação de que existem mais de dois candidatos, existem mais de três candidatos. Não foram apenas os primeiros nas pesquisas que podem vencer uma eleição. Até o dia da eleição tudo pode mudar”, afirma Cássio. 

Para Marina Malanski, vice-presidente do Centro Acadêmico, o resultado final do evento foi muito positivo, uma vez que oportunizou aos universitários viverem um ambiente político, com acesso às propostas e em um espaço de discussão de ideias.  Para saber sobre os destaques dos debates, clique nas reportagens sobre os candidatos ao governo e candidatos ao Senado.