Professora Samara

por Beatriz Bleyer
Professora Samara

A Candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Professora Samara Garratini, de 29 anos, trabalha atualmente na rede municipal de ensino de Curitiba. Samuel Mattos, trabalhador dos Correios, foi lançado para vice-prefeito. O PSTU não lançou nenhum candidato a vereador para as eleições de 2020.

Confira as checagens feitas pela nossa equipe:

 

“Nosso mandato irá romper com a isenção fiscal para os grandes empresários e garantir incentivo aos pequenos que de fato precisam e empregam nessa cidade.”

Essa fala foi feita pela candidata em entrevista ao Paraná Portal. Não há como garantir- além de que essa competência se dá ao poder legislativo. Um prefeito pode apresentar projetos de lei à câmara. 

“Nossa campanha está a serviço de denunciar essas eleições porque infelizmente só aparece quem tem nome, quem nasceu de família e quem tem dinheiro.”

A fala foi feita em entrevista à Gazeta do Povo. Não é bem assim – é claro que o nepotismo e a tradição familiar são presentes na política brasileira, como um geral. Mas, podemos perceber que, cada vez mais, existe o engajamento e a aparição de novos nomes na política, sem vínculos com outras famílias. 

“O preço do alimento continua subindo, o desemprego continua alto, a gente vê um número muito grande de pessoas entrando em trabalhos informais por não ter alternativa de trabalho formal na cidade.”

A professora disse em entrevista ao Bem Paraná. As informações estão corretas, e a pandemia agravou este cenário.  A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que um a cada quatro trabalhadores está na informalidade no Estado. Além de que a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada) foi de 17,5% no Paraná, sexto menor índice do País e com taxa abaixo da média nacional, de 24%.

Por Beatriz Bleyer e Lorena Rohrich