PUCPR e e Athletico promovem oficina de capacitação para o FutVal

por Ex-alunos
PUCPR e e Athletico promovem oficina de capacitação para o FutVal

O projeto, apoiado pelo Papa Francisco, une esporte e valores morais

Por Carol Sabatini e Lucca Marreiros

O Projeto FutVal, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em parceria com o Clube Athletico Paranaense (CAP), visa ensinar a crianças, através do esporte, valores morais como respeito, harmonia e integração em equipe. As atividades de formação para profissionais se habilitarem a usar o método começaram nesta terça-feira (21) e e se estendem quinta-feira (23), trazendo ações diversas para a compreensão e necessidade da prática dos valores.

A iniciativa teve origem em Buenos Aires, pela Scholas Ocurrentes, que é uma organização de direito pontifício, por determinação do então arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco. Trata-seu de uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo baseado em artes, esportes e tecnologia. Está presente em 82 países do mundo, com o lema da cultura do encontro pela paz através da educação. A rede integra mais de 400 mil escolas e redes de ensino.

Segundo o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, o esporte serve como ferramenta para discutir valores. “A relação entre crianças e esportes é importante, pois ela vai se defrontar com grandes desafios e isso não significa apenas ganhar de um adversário, mas também, de si mesmo”, afirma ele.

De acordo com o presidente do Clube Athletico Paranaense Luiz Salin Emed,  o evento deve ser enaltecido para que o pacto firmado entre o clube e a universidade seja praticado com êxito. “É um evento extraordinário.As crianças vão aprender valores como respeito e ética.Queremos dar o exemplo do que é o esporte e esperamos multiplicar esse respeito.O benefício é da sociedade”, diz o presidente do clube.

Além do contrato assinado entre as duas instituições, foram realizadas diversas outras ações, como o plantio de uma pequena árvore e a realização de atividades no ginásio da Universidade. Essas atividades, revezadas com aulas, foram realizadas pelos professores de educação física Facundo e Daniel Muñoz, argentinos que realizam o FutVal em Buenos Aires. Muñoz lembrou as carências em aspectos educacionais e morais do futebol e se encantou com o espírito brasileiro.“É interessante apresentar o projeto com o objetivo de mostrar os valores do esporte.O futebol possui muitas falências em seus aspectos.Quero voltar ao Brasil para realizar mais projetos”.

Segundo o professor de educação física para crianças entre 9 a 13 anos Rhayan Saporiti, com o projeto, ele pôde sentir o “gosto” de voltar a ser um aluno. Ele se encantou com o trabalho do FutVal e já pensa em como pode repassar os aprendizados para os estudantes. “Vou trabalhar a evolução psicológica dos meus alunos. O conhecimento agrega muito e os valores argentinos vão de encontro aos que temos aqui”, expõe ele.

Os eventos do FutVal irão ocorrer na PUCPR até a próxima quinta-feira (23), com a realização de mais atividades no centro esportivo da PUCPR, com a participação das crianças.