Revelado pelo Athletico, Fernandinho anuncia volta ao futebol brasileiro

por João Vitório Comelli Turnes
Revelado pelo Athletico, Fernandinho anuncia volta ao futebol brasileiro

Expectativa pelo retorno do volante ao Furacão cresce diante de declarações antes do confronto desta quarta-feira (13) pela Liga dos Campeões 

Caio Jordão e João Vitório Comelli Turnes| Foto: Divulgação/Athletico Paranaense

Em coletiva realizada nesta terça-feira (12), em Madrid, o volante Fernandinho anunciou que irá retornar ao Brasil. Na entrevista concedida aos jornalistas antes da partida entre Atlético de Madrid e Manchester City, pela Liga dos Campeões, o jogador revelou que não irá renovar seu contrato, que se encerra em junho deste ano com o clube inglês, e que pretende voltar a jogar no Brasil.

Fernandinho chegou à base do Athletico em 2001, porém só veio a estrear como profissional em 2003. No Furacão, fez 83 jogos e marcou 14 gols até ser vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2005, onde ficou por oito anos. Após sucesso no futebol ucraniano, o volante foi comprado pelo Manchester City da Inglaterra por 40 milhões de libras (R$ 242,2 milhões) e lá se tornou ídolo, capitão do clube e símbolo de uma era vitoriosa. Foram 13 títulos conquistados, tendo como destaque quatro títulos do Campeonato Inglês. Nesse período na Inglaterra, o brasileiro se transformou em peça fundamental do time estrelado de Pep Guardiola.

O treinador espanhol também participou da coletiva desta terça-feira e se mostrou surpreso com a declaração do atleta. Após ser perguntado por um jornalista inglês sobre a decisão de Fernandinho, Guardiola disse : “Eu não sabia mesmo. Não escutei. Você que me avisou (jornalista).” Guardiola já afirmou diversas vezes a importância do volante brasileiro durante sua passagem pelo City.  

No ano passado, o Athletico havia ficado próximo de selar o retorno de Fernandinho, como foi revelado pelo presidente do clube, Mário Celso Petraglia, em entrevista à rádio Transamérica há duas semanas (28/03). Na ocasião, a volta não se concretizou devido ao desejo do jogador e sua família de permanecer na Inglaterra por mais um ano, porém um acordo verbal para a volta ao Furacão teria sido selado entre Petraglia e o jogador. Com Fernandinho ficando livre no meio do ano e tendo deixado claro que irá retornar ao Brasil, além de ter feito inúmeras declarações revelando interesse de voltar a defender a camisa rubro-negra, a expectativa pelo retorno do volante de 36 anos nunca esteve tão alta.