Tarumã volta ao calendário da Stock Car em provas marcadas por acidentes e reviravoltas

por Gabrielle Tiepolo da Luz
Tarumã volta ao calendário da Stock Car em provas marcadas por acidentes e reviravoltas

O autódromo, que fica em Viamão (RS), é o berço da categoria e recebeu novamente uma prova após seis anos, mas ainda sem garantir segurança aos pilotos

Por Gabrielle Tiepolo da Luz | Foto: Gabrielle Tiepolo da Luz

Retirado do calendário da Stock Car em 2017, o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, voltou a receber uma competição da categoria no último fim de semana. Ainda sem reparos, reformas ou qualquer adaptação que pudesse aumentar a segurança, a pista foi palco novamente de acidentes em todos os dias do evento (sexta, 19, sábado, 20, e domingo, 21). Embora o retorno da competição para Viamão tenha sido celebrado por se tratar do autódromo onde a Stock Car nasceu, Tarumã segue oferecendo riscos nas curvas de alta velocidade, irregularidade no asfalto e estrutura precária para o trabalho das equipes.

A engenheira da Ipiranga Racing, Rachel Loh, diz que mesmo a equipe tendo motivos para comemorar os bons resultados, a preocupação com a segurança dos pilotos no Autódromo de Tarumã acaba ofuscando as conquistas. “Os maiores acidentes são sempre na corrida dois, onde o pessoal quer partir pro tudo ou nada, e a gente precisa seguir com esse trabalho de conscientização dos pilotos”, afirma Loh. “Também, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) precisa seguir com pulso firme na hora das punições, para que elas ocorram de forma correta.” 

Entre os acidentes registrados no último final de semana, o do piloto Dudu Barrichello durante o treino foi um dos mais perigosos. Ele foi impedido de participar do classificatório e das corridas devido aos estragos causados no carro. Durante a classificação do sábado, três acidentes aconteceram e a corrida 2 contou com mais dois. 

Líder do campeonato

A equipe Ipiranga Racing dominou a primeira fila da corrida de Tarumã  em 2017, ano da última corrida antes do retorno da pista para a categoria. No último final de semana, a equipe relembrou os feitos de seis anos atrás, conquistou a pole, para largar na primeira posição, e subiu nos dois pódios, com Thiago Camilo, que ganhou a corrida 1, e ocupou o segundo lugar na corrida 2 com Cesar Ramos após a inversão do grid. Com a soma dos pontos da vitória, da pole position e o 5.º lugar na segunda corrida, Thiago Camilo é o novo líder do campeonato.

Nova geração

A nova geração da Stock Car Pro Series foi muito comentada durante o final de semana. Dudu Barrichello não pode correr devido aos estragos depois do acidente, porém o jovem piloto mostrou que suas habilidades vão muito além do cockpit e se juntou aos narradores e comentaristas para narrar a corrida. 

Enzo Elias escalou o grid e ganhou 12 posições na primeira corrida, finalizando em 15.º. Porém, durante a segunda corrida, somado a um toque na traseira do carro, ele sofreu com desgaste excessivo dos pneus e foi obrigado a abandonar a prova.

Gianluca Petecof foi o mais sortudo entre os mais novos. Mesmo com problemas na pressão do combustível, que o impossibilitaram de manter o ritmo e lutar pelo pódio, o piloto paulista conquistou seu melhor resultado na categoria, finalizando a segunda corrida na 10.ª posição.

Corrida das ultrapassagens

As corridas, apesar de perigosas, foram muito movimentadas e contaram com diversas ultrapassagens. Átila Abreu largou em 28.º na segunda corrida e foi preciso nas ultrapassagens e na estratégia que o levaram até o terceiro lugar do pódio da corrida 2. Rubens Barrichello também escalou o pelotão. Largando em 19.º, o atual campeão conquistou a vitória nos últimos três minutos de prova.