Paranaense Thiago Wild entra para o top 100 do ranking mundial; estado tem 5 tenistas entre o top 50 do país

por Krissians Torres
Paranaense Thiago Wild entra para o top 100 do ranking mundial; estado tem 5 tenistas entre o top 50 do país

PARIS, FRANCE - MAY 30: Thiago Seyboth Wild of Brazil reacts as they bite their racket against Daniil Medvedev during their Men's Singles First Round Match on Day Three of the 2023 French Open at Roland Garros on May 30, 2023 in Paris, France. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Atualização do ranking mundial de tênis da ATP coloca tenista paranaense na 76° posição, após vencer os dois últimos torneios disputados

Por Krissians Torres e Tayná Machado / Foto: Getty Images/Julian Finney e arquivo pessoal

O paranaense Thiago Seyboth Wild tornou-se o 76° melhor tenista do mundo após a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgar novo ranking atualizado no último dia 11. Neste ano, o atleta derrotou o então número 2, Daniil Medvedev, em Roland Garros; e vem de dois títulos seguidos, nos Challenger de Como e Gênova, ambos na Itália. Há mais quatro atletas do Paraná entre os 50 melhores tenistas do país.

Após a vitória contra o italiano Fabio Fognini na final do torneio em Gênova, Thiago destacou no discurso de premiação que ficou contente com o desempenho, já que enfrentou um adversário de alto nível. “Foi um jogo muito difícil, mas agora estou aproveitando esse sucesso, que me permitirá subir na classificação.”

Vencer um tenista top 2 na primeira rodada do Aberto da França foi uma marca histórica, igualando o feito de Gustavo Kuerten contra Roger Federer, na terceira rodada do mesmo torneio, em 2004.

Wild nasceu em Marechal Cândido Rondon, município da Região Oeste do Paraná. Depois do destaque em Roland Garros, repercutiram na imprensa as acusações de agressões físicas e psicológicas contra a ex-namorada Thayane Lima, de 31 anos. Além disso, em capturas de tela de conversas com Thayane, Thiago revela relação da família com o nazismo.

Paraná tem 5 tenistas no top 50 do ranking brasileiro

Além de Wild, cinco atletas do Paraná se destacam no top 50 do Ranking Nacional de Profissionais na última atualização.

O tenista João Eduardo Schiessl começou a praticar o esporte após jogar pela primeira vez na quadra de um hotel, de férias em Natal, RN.

 

Na categoria Adulto Masculino Simples da CBT, são eles:

  • 1º – Thiago Wild 
  • 21º – Fernando Schimiti Yamacita
  • 24° – João Eduardo Schiessl
  • 29º – Gabriel Roveri Sidney
  • 40º – Gabriel Madureira e Matheus Amorim de Lima 

Na lista feminina, a paranaense Geórgia Gulin está na 9ª colocação. 

O tenista João Eduardo Schiessl, de 19 anos, nasceu em São Paulo, mas mudou-se com a família para Curitiba ainda muito novo e representa o Paraná nas competições. “É bastante especial poder jogar o meu esporte e representar o meu estado pelo Brasil e também pelo mundo. Espero conseguir representar o Paraná em lugares e torneios ainda maiores”.

No atual ranking da ATP, João Schiessl é o 944º colocado. Ele tem como maior objetivo a longo prazo chegar ao top 100 e considera o vice-campeonato no torneio ITF M15 de Kursumlijska Banja, na Sérvia, a maior conquista da carreira.

O atleta recebe incentivos dos governos federal e estadual, além da Prefeitura de Curitiba, mas alega que as bolsas cobrem apenas de 10 a 15% dos gastos com o esporte e acredita que o tênis poderia receber mais apoio dos governos e também de patrocinadores, “principalmente com as viagens, que são a parte mais cara.”

João Eduardo afirma que o tênis de quadra está se tornando mais popular entre jovens e pessoas mais velhas. O tenista argumenta que os benefícios à saúde atraem praticantes com maior idade e a dinâmica do esporte chama a atenção dos jovens. “A verdade é que o tênis é um esporte aberto a todo tipo de público e é bem desafiador”.