FIFA define ranking crucial nesta quinta-feira

A Federação determina que nova classificação de Seleções, é critério para definir os cabeças de chave da Copa do Mundo 2014

Por Giulie Hellen Oliveira de Carvalho

logo da Copa do Mundo FIFA no Brasil

logo da Copa do Mundo FIFA no Brasil

Nesta quinta-feira (17), a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) divulgou o novo ranking das seleções. Este revelou os cabeças de chave para o sorteio oficial do grupo completo que acontecerá dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia.

O Brasil, que já foi dono do topo da lista por 150 vezes em 235 oportunidades, ocupa agora a 11º colocação no ranking, porém, será líder do grupo A por ser país sede. As outras sete melhores seleções mundiais que liderarão os outros grupos são: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica e Suíça. O mistério do oitavo cabeça de chave continua nas mãos da entidade. A Holanda, 8º colocada disputa com o Uruguai, que apesar de estar melhor colocado na lista (6º lugar), ainda não assegurou vaga para o campeonato, e passará por repescagem em um amistoso contra a Jordânia no próximo mês.

Passaporte Carimbado

Para o sorteio das chaves em dezembro, 21 seleções estão confirmadas. Os representantes sul-americanos são: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Equador, além de possível atuação do Uruguai. Na Europa, 13 seleções garantiram lugar na Copa FIFA 2014: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Inglaterra e Espanha. As quatro últimas vagas do continente se definirão por jogos de ida e volta através de sorteio entre os oito melhores segundos colocados dos grupos.

A América do Norte e Central garantiram três vagas diretas com as seleções de Honduras, Costa Rica e Estados Unidos, além de ainda estar com o México em jogo, que disputará repescagem. No continente africano, cinco vagas são disputadas em confrontos de ida e volta entre os melhores colocados dos 10 grupos da primeira fase.

A Ásia tem três seleções definidas: Irã, Coreia do Sul e Japão, além da Jordânia que disputa repescagem. A Oceania garantiu duas seleções: Nova Zelândia e Austrália.

Top 10

Confira os 10 melhores do Ranking da FIFA e suas pontuações:

ESPANHA

1513

ALEMANHA

1311

ARGENTINA

1266

COLOMBIA

1178

BÉLGICA

1175

URUGUAI

1164

SUÍÇA

1138

HOLANDA

1136

ITÁLIA

1136

INGLATERRA

1080

Grupo: Giulie Hellen Oliveira de Carvalho, Lana Gillies e Letícia Joly.

 

 

 

Fechado para comentários.