Ação voluntária estudantil leva piloto curitibano e atividades lúdicas a instituição que atende crianças

por Carolina Senff
Ação voluntária estudantil leva piloto curitibano e atividades lúdicas a instituição que atende crianças

Estudantes de comunicação da PUCPR desenvolveram projeto voltado a crianças em vulnerabilidade social

Por Carolina Senff | Foto: Gabrielle Tiepolo 

Um grupo de estudantes de comunicação da PUCPR aproveitou a Disciplina Projeto IV – Documentário para usar o esporte como incentivo para crianças em situação de vulnerabilidade social. Futuros jornalistas e publicitários fizeram da paixão por automobilismo e futebol um projeto social. “Sonhos do Amanhã”, o nome do projeto que captura toda a essência da proposta, é um reflexo da interação dos estudantes com as crianças. Uma parceria foi estabelecida com o Lar Fabiano de Cristo e teve a participação do piloto Zezinho Muggiati em uma das etapas. Sempre foi meu sonho conhecer um corredor”, disse Davi, de 7 anos. 

O piloto curitibano surpreendeu as crianças ficando no local por mais tempo do que o esperado. Além de participar de uma conversa, Zezinho Muggiati participou de todas as atividades propostas para o dia e deixou mensagens para as crianças. “Eu gosto muito de crianças e acho muito importante fazer essas ações que mudam muito a vida delas. Tenho certeza de que o dia delas foi muito especial!”, afirmou Muggiati. 

Atividades lúdicas foram realizadas para incentivar as crianças a pensarem nas profissões que desejam seguir no futuro, sonhos materiais e desejos que possuem para suas vidas. O professor Marcelo Blitzkow, que trabalha no Lar, conta que está sempre incentivando a criação dos sonhos das crianças e dizendo que elas podem ser o que elas quiserem. “O Davi, por exemplo, quer ser mergulhador, então eu sempre digo que se é isso que ele quer ele vai ser. A gente sempre tenta ajudar e estimular eles a pensarem no que querem, descobrir o que eles gostam e pensar no futuro também”. 

Orientadora técnica do Lar, Dilmara da Silva Ruela, apoia esse tipo de projeto. “O maior problema das crianças ultimamente é não sonhar e o projeto das meninas e dos meninos ajudou nesse sentido, fez com que as nossas crianças fossem incentivadas a sonhar”, disse Ruela. 

Além do piloto o projeto levou um jogador de futebol até as crianças de modo virtual. Para trazer o esporte tão amado pelos pequenos o ex-jogador do Athletico Douglas Seni Silva mandou um recado por vídeos para eles, que ficaram empolgados pelo primeiro contato com um jogador de futebol. 

Além dos atletas e do incentivo aos sonhos, o projeto tinha como objetivo levar uma festa de Dia das Crianças, já que o Lar não poderia fazer nada devido às limitações financeiras. “Foi muito importante, não só para a gente, mas para as crianças também, porque nos apegamos muito a elas”, conta Ana Clara Bernardi, uma das integrantes do grupo. “. “Acompanhamos eles durante três ou quatro dias. Elas são muito queridas. A festa foi muito boa não só para o projeto, mas para a nossa relação com elas. Foi um fechamento legal e elas se divertiram muito.” 

Comunidade

As disciplinas de projeto dos cursos Multicom da PUCPR possuem um eixo social. Os estudantes são incentivados a converter o conhecimento que adquirem durante a formação universitária em benefícios para a sociedade. A cada semestre é dado um novo desafio para as turmas buscarem uma forma de conectar os projetos comunicacionais à comunidade.

TAGS: