Abertura do 4º Simpósio de Futebol (Foto: Roberto Rohden)
PUCPR recebeu vários nomes do futebol no 4º Simpósio de Futebol

Evento teve a participação de técnicos campeões como Paulo Autuori e Caio Júnior

Por Pedro Melo

Cerca de 250 pessoas estiveram acompanhando, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a quarta edição do Simpósio de Futebol de Curitiba. O evento reuniu vários nomes importantes do futebol, como os técnicos Paulo Autuori, campeão mundial pelo São Paulo; Caio Júnior, campeão baiano pelo Vitória, e Cláudio Tencatti, campeão paranaense pelo Londrina.

Os mais de 15 palestrantes que passaram pelo evento debateram o tema principal: “país do futebol”, levando em consideração as várias áreas do esporte em que cada um participa.

Simpósio de Futebol contou com presenças ilustres de Caio Junior, Paulo Autuori, Carinhos Neves e Ricardinho (Foto: Pedro Melo)

Simpósio de Futebol contou com presenças ilustres de Caio Junior, Paulo Autuori, Carinhos Neves e Ricardinho (Foto: Pedro Melo)

O coordenador do Simpósio, Eros Mathoso, afirmou que das quatro edições, essa foi a que mais teve destaque. “Nós conseguimos fazer um trabalho de qualidade em Curitiba e mostramos que temos profissionais de qualidade, que é um centro agregador de conhecimento. Em Curitiba podemos trazer gente importante, que o público reconhece”.

Para Ricardinho, ex-jogador do Paraná e campeão do mundo em 2002, que esteve no evento para prestigiar antigos amigos, o simpósio é muito importante para os treinadores e jogadores.

“Quando você depara com grandes profissionais, referências, para falar desse assunto é sempre produtivo, é sempre positivo. Você sempre sai muito melhor de como você entrou. Você vem para um simpósio desses, escuta determinadas coisas, debate, pergunta, isso traz um conforto de conhecimento. Todas as vezes que você vai numa situação e sai melhor do que entrou, é sempre positivo”, comentou Ricardinho.

Técnico Paulo Autuori foi um dos palestrantes e discorreu acerca da mentalidade do esporte no país (Foto: Pedro Melo)

Técnico Paulo Autuori foi um dos palestrantes e discorreu acerca da mentalidade do esporte no país (Foto: Pedro Melo)

Já Ageu Gonçalves, ídolo da torcida do Paraná, falou sobre o destaque que o evento tem ao trazer profissionais consagrados. “Quando você tem profissionais já consagrados dentro do futebol, ex-atletas, o pessoal da faculdade, os universitários tentando buscar essas informações tão importantes que os profissionais que atuam diariamente com essa atividade, é importante recolher essa informações. Para nós que vivemos de futebol é sempre importante dar aquela reciclada e aprender um pouco mais”, finalizou.

Fechado para comentários.