Alunos da PUCPR fazem cobertura jornalística das eleições de 2022

por Giovanna Catapan
Alunos da PUCPR fazem cobertura jornalística das eleições de 2022

Atividade, que reuniu 32 estudantes, teve início às 8h e se estendeu até 21h

Por Giovanna Catapan | Foto: Álefe Carvalho

Um grupo de 32 estudantes de Jornalismo da PUCPR cobriu, no último domingo (2), as eleições brasileiras, que tiveram votação para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

O conteúdo produzido pelos estudantes foi supervisionado pelos professores Lenise Klenk e Renan Colombo, e publicado em múltiplas plataformas: webrádio (WebRádio Comunicare), portal laboratorial (Portal Comunicare) e perfis em redes sociais (Twitter e Instagram). O professor Marcos José Zablonsky que auxiliou na atividade como comentarista político.

Além dos alunos que ficaram na redação, montada na Sala Fatos do Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR, diversos estudantes estavam nas ruas, onde registraram a movimentação nos principais colégios eleitorais do Paraná acompanharam a votação dos principais candidatos ao Governo do Paraná e ao Senado Federal. Uma dupla de alunos foi à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde entrevistou candidatos eleitos, como o governador Ratinho Junior. O local é tradicionalmente frequentado por políticos e militantes após o fim da apuração, para celebração da vitória e atendimento à imprensa.

Eduardo Veiga, estudante do 6º período do curso e que esteve no Tribunal, conta como foi a experiência: “Foi uma experiência muito enriquecedora No TRE, entendi o que é verdadeiramente uma eleição do ponto de vista da imprensa. É algo imersivo e extasiante. Lá, aprendemos ao ver a movimentação de colegas repórteres e ao buscar informações para repassar aos que estavam na redação”.

A cobertura contou com 32 alunos, de todos os períodos do curso de Jornalismo, que se dividiram em três turnos. O primeiro turno começou às 8 horas da manhã e terminou 12h. Nesse turno, ocorreram as votações dos candidatos. O segundo turno se iniciou  às 12h e terminou às 16h, quando ocorreram os avanços da votação. O terceiro turno começou às 16h e terminou às 20h30, com a divulgação e repercussão dos resultados.

Na segunda-feira seguinte à votação, uma parte da equipe que esteve na cobertura voltou à redação, para consolidar as reportagens de repercussão dos resultados e finalizar a cobertura.

Cobertura é tradição do curso

A cobertura das eleições é uma atividade pedagógica tradicional do curso de Jornalismo da PUCPR, que acontece a cada dois anos, em todo ciclo de votação. O professor Renan Colombo explica que a dinâmica é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Cobrir eleições é uma oportunidade valiosa para o corpo de alunos, porque os coloca em contato direto com a realidade da profissão. Quando estão na rua acompanhando a votação de candidatos, por exemplo, os estudantes atuam ao lado de jornalistas profissionais, e potencializam a aprendizagem”.

Produção

Confira, abaixo, as principais reportagens produzidas pelos estudantes durante a cobertura.

Ratinho Junior é reeleito para o governo do Paraná

Sérgio Moro se elege senador pelo Paraná

Símbolos da Lava Jato, Moro e Dallagnol são eleitos no Paraná

Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno da eleição presidencial

Bolsonaro repete desempenho e ganha eleição no Paraná

Mais de 60% dos deputados federais do Paraná são reeleitos

Ex-prefeitos de Curitiba: Richa se elege deputado federal; Fruet é derrotado

29 deputados estaduais se reelegem no Paraná

31 candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná estão sub judice