Casamento de prefeito de Araucária revela rede de nepotismo e desencadeia investigação

por Beatriz Camargo Dias
Casamento de prefeito de Araucária revela rede de nepotismo e desencadeia investigação

Depois da polêmica aberta pelo casamento de Hissam Hussein com uma adolescente de 16 anos, caso de nepotismo é apurado pela 5.ª Promotoria de Justiça de Araucária

Por Beatriz Dias, Lucas Lopes, Luiza Diniz e Nicole Salomón | Foto: Carlos Poly/Prefeitura de Araucária

A 5.ª Promotoria de Justiça de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, está apurando suspeitas de nepotismo na Prefeitura do Município. O caso veio à tona depois de revelado o casamento do prefeito da cidade, Hissam Hussein, de 65 anos, com uma menina de 16 anos, no último dia 12 de abril. Embora o matrimônio não seja ilegal, porque consentido pela jovem e autorizado por seus pais, a descoberta da nomeação da mãe e da tia da garota para cargos públicos chamou a atenção de autoridades e da sociedade.

Em resposta ao Portal Comunicare por e-mail, o Ministério Público Estadual do Paraná informa que todas as questões referentes a nepotismo foram ou estão sendo apuradas por meio da 5.ª Promotoria de Justiça de Araucária, que tem atribuição na área de proteção do patrimônio público. Outras denúncias também já foram objeto de investigação e se tornaram ações judiciais, mas estão suspensas, à espera de um julgamento com repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF). O recurso extraordinário ainda não tem data para ser apreciado pelos ministros.

Araucária

Dois dias após a cerimônia de casamento do prefeito, a mãe da adolescente, Marilene Rode, foi promovida de seu cargo como diretora-geral da Educação para a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Araucária. Assim como a mãe, a tia da noiva, Elisangela Rode, tinha sido exonerada do seu cargo da prefeitura, mas assim que sua sobrinha estava prestes a casar com o prefeito, foi readmitida na mesma secretaria em que já trabalhava, porém em um cargo superior.

Com a repercussão negativa do caso, as parentes da esposa do prefeito foram exoneradas de seus cargos na última sexta-feira (26). Antes disso, a prefeitura de Araucária ainda havia divulgado uma manifestação em que comentava a nomeação de Marilene e destacava sua experiência profissional. “A decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção”, diz a nota. 

Outros casos

A nomeação da mãe e tia da adolescente casada com o prefeito não é algo isolado na prefeitura de Araucária. As filhas de Hussein, ex-esposa, ex-cunhada, nora, cunhada e mães de algumas filhas fora do casamento também são beneficiadas por atos de nepotismo. Segundo apuração do Portal G1, os salários dos parentes de Hussein somam, em conjunto, um gasto superior a R$ 97 mil mensais aos cofres públicos de Araucária. 

O casamento de Hussein ganhou ainda mais repercussão nos últimos dias depois de uma fonte próxima ao casal afirmar em entrevista à BandNews o relacionamento começou em 2022, quando a menina tinha 15 anos e o prefeito ainda era casado. O casamento ocorreu quatro dias após a jovem completar 16 anos de idade. No Brasil, a legislação federal permite o casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis. Outro detalhe do casamento colocado sob supeita é o fato de a cerimônia ter sido realizada pela oficial do cartório, Hilda Lukalski, que não poderia exercer a função por estar afastada do seu trabalho em decorrência de ter assumido o cargo de vice-prefeita de Araucária.

O Portal Comunicare entrou em contato com a assessoria de imprensa do prefeito Hissam Hussein, mas não recebeu resposta.