Comunidade acadêmica vai às ruas contra corte de verbas na UFPR

por Isadora Picasky Deip
Comunidade acadêmica vai às ruas contra corte de verbas na UFPR

Universitários e professores lutam contra a medida anunciada pelo governo federal  

Por Brunna Gabardo e Isadora Deip

Após o anúncio do governo de Jair Bolsonaro (PSL) declarando o corte de 30% de recursos destinados pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades, estudantes e professores se reuniram em protestos ao redor do país. Curitiba e outras cidades terão uma nova manifestação nesta quarta-feira (15).

Haverá paralisação em todas universidades federais do país e atos de rua em todos os estados. A ação foi organizada pela UNE (União Nacional dos Estudantes) em prol do Dia Nacional em Defesa da Educação e divulgada através de eventos no Facebook e panfletagem nas ruas. Em Curitiba, o evento terá início na Praça Santos Andrade, às 9h, e espera aproximadamente 6,5 mil pessoas. O protesto será contra os cortes nos orçamentos da educação, a censura do Escola sem Partido e a Reforma da Previdência.

Ao longo desta semana, universidades ao longo de todo o país se preparam para a manifestação. No Paraná, acontecerá no dia 14 a confecção de cartazes e faixas. A PUCPR contará com uma Assembleia de Base, também dia 14, reunindo estudantes para discutir informes e repasses, política, ações para o dia 15 e calendário.

Créditos: Giuliana Rossi

No Paraná, as manifestações estão sendo organizadas por diversos grupos; o ato realizado semana passada em Curitiba (8), foi realizado pelo coletivo Lutar e Educar Sem Medo, ligado ao curso de Pedagogia da UFPR. No dia 10, houve um manifesto em frente ao Palácio do Iguaçu, onde o presidente Jair Bolsonaro e o juíz Sérgio Moro participavam de um evento que inaugurou as atividades do Centro de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul).