Gaeco faz operação contra organizações criminosas chefiadas por PMs

por Fatos
Gaeco faz operação contra organizações criminosas chefiadas por PMs

Buscas aconteceram em oito cidades do Paraná

Por Lorena Ferreira

Uma operação do Gaeco (Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) realiza, nesta quinta-feira (9), prisões em Curitiba e Região Metropolitana. A ação cumpre 19 mandados de prisão, sendo onze pedidos de prisões preventivas e oito de prisões temporárias. O Gaeco cumpre também 24 mandados de busca e apreensão. As buscas são executadas em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Piraquara, Campina Grande do Sul, Guaratuba, São José dos Pinhais e Matinhos.

A investigação aponta que dois soldados da Polícia Militar atuavam como líderes de duas organizações criminosas especializadas em furto, usura e lavagem de dinheiro. Um dos policiais já está condenado a 24 anos e cinco meses de prisão por tráfico, associação com tráfico e corrupção passiva e é, ainda, investigado por lavagem de ativos. O outro policial é investigado por roubo, furto e lavagem de ativos. Ambos já foram presos por um período no Batalhão da Polícia de Guarda, em Curitiba quando trocaram informações sobre os dois grupos para lavar dinheiro de forma articulada.

O procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco, dá detalhes da operação realizada hoje. Confira no áudio:

Entrevista concedida a jornalista da BandNews FM e professora de Jornalismo da PUCPR Lenise Klenk

Seguem imagens de itens apreendidos na operação:

[slideshow_deploy id=’32769′]