Jair Bolsonaro vem a Curitiba pela primeira vez como presidente da República

por Beatriz Bleyer
Jair Bolsonaro vem a Curitiba pela primeira vez como presidente da República

Presidente Jair Bolsonaro durante reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ele participa da cerimônia de ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul

Por Beatriz Bleyer

O presidente Jair Bolsonaro vem, nesta sexta-feira (10), a Curitiba pela primeira vez como presidente da República, para participar da cerimônia de ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul. Pela programação, o presidente virá acompanhado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Ferreira Franco. Devem participar da solenidade ainda os governadores Carlos Massa Ratinho Junior, do Paraná; Comandante Moisés, de Santa Catarina; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Eles vão assinar um termo de cooperação técnica com o governo federal para efetivar a adesão dos estados ao CIISP-Sul.

O CIISP-Sul funcionará no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), no Centro Cívico. Além de agentes de segurança pública dos três estados do Sul, a estrutura reunirá representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre os objetivos estão a integração de agentes das diversas instâncias para a produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado aos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a segurança pública nacional.

Outros Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) serão instalados em cada região do país. A unidade que integra os nove estados da região Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará, já está em operação. Belém, capital do Pará, sediará o CIISP do Norte. As sedes dos CIISPs das demais regiões ainda não foram anunciadas.

Estudantes organizam protesto

Diante desse anúncio, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) marcou uma marcha em forma de protesto. O DCE em conjunto com coletivos do movimento estudantil, bem como organizações sociais, convidou todos os defensores da educação pública e das Universidades Federais e Instituições Federais, a marcharem à Praça Nossa Senhora do Salete, contra os cortes e o desmonte das Instituições de Ensino Federais.

A concentração começará às 15h30, na Praça Santos Andrade; e às 16h30 terá  início a caminhada até o Palácio Iguaçu, onde estará o presidente.