PUCPR é premiada em cinco categorias da Expocom Sul

por Eduardo Veiga Nogueira
PUCPR é premiada em cinco categorias da Expocom Sul

Estudantes vencem em modalidades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar; trabalhos premiados vão à etapa nacional  

Por Eduardo Veiga Nogueira | Foto: Divulgação/PUCPR

Alunos da Escola de Belas Artes (EBA) da PUCPR venceram cinco categorias da 28º edição do Prêmio Expocom Sul. O anúncio dos vencedores ocorreu na última sexta-feira (6) através de live no YouTube. Estudantes foram premiados em modalidades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar. Outros 24 trabalhos da universidade chegaram às finais. A premiação é concedida pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e os trabalhos premiados disputam o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

[box] Os trabalhos premiados são:

“Vade retro coronavírus”: premiado na categoria “Charge/caricatura/ilustração”, na modalidade Produção Transdisciplinar, e liderado por Stephanie Friesen. Confira a charge.

“Work hard and be nice to people: o ano de 2020 na Célula Coletivo Experimental PUCPR”: premiado na categoria “Agência Escola/Júnior de Publicidade e Propaganda”, na modalidade Publicidade e Propaganda, e liderado por Ellyng Carvalho. Confira a agência.

“Lambe-lambe: uma canja para todo canto”: premiado na categoria “Cartaz”, na modalidade Publicidade e Propaganda, e liderado por Marjorie Dal’Negro.

“Revista CDM”: premiado na categoria “Revista-laboratório”, na modalidade Jornalismo, e liderado por Marina Prata. Confira a revista.

“Resistência, sempre!”: premiado na categoria “Reportagem em Jornalismo impresso”, na modalidade Jornalismo, e liderado por Maria Cecília Zarpelon. Confira a reportagem.[/box]

A professora da PUCPR Fernanda Fabrício foi uma das avaliadoras desta edição. Ela avaliou três categorias: Campanha Publicitária, Ensaio fotográfico artístico e Filme de ficção. Na primeira, foram 20 trabalhos avaliados pela professora e, nas outras duas, três trabalhos. “O legal é poder comparar a qualidade, os temas e o tipo de trabalho que o resto do Brasil está fazendo com aqueles que estamos desenvolvendo”, afirma.

Fernanda avaliou trabalhos das regiões Sudeste, Nordeste e Norte. Ela diz perceber que “na PUCPR nós temos trabalhos tão bons quanto os que são feitos em São Paulo e Rio de Janeiro, uma região considerada super desenvolvida na comunicação”.

Segundo o Intercom, 1.106 trabalhos concorreram nas etapas regionais. Os premiados de cada regional disputam o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorre de 4 a 6 de novembro, também de forma virtual. “Tenho certeza que vamos vencer. Brincadeiras à parte, acho que temos muito potencial, é uma reportagem que nós fizemos com muito cuidado, buscando retratar a história dessas pessoas com profundidade”, diz Sofia Magagnin.

Ela é uma das estudantes que produziu o trabalho “Resistência, sempre!”, vencedor na categoria Reportagem em Jornalismo impresso. “É um reconhecimento. Isso motiva a produzir coisas cada vez melhores, que tenham um impacto social e reflitam uma temática importante. Depois, a gente nunca mais quer fazer um trabalho ‘meia boca’, dando o nosso melhor”.