Formação de professores é tema de destaque no Educere 2023

por Carolina Senff
Formação de professores é tema de destaque no Educere 2023

Pesquisas sobre educação ao redor do Brasil foram apresentadas em sessões online e presenciais de 19 eixos temáticos

Por Carolina Senff, João Pedro Ocanha Scremin e Tayná Machado | Fotos: Carolina Senff, João Pedro Ocanha Scremin e Tayná Machado

Nesta quarta-feira (27) o Congresso Nacional de Educação – EDUCERE 2023 recebeu a apresentação de projetos de pesquisa em 19 eixos diferentes do setor da educação. Os projetos foram apresentados de forma presencial e também online por professores de diferentes cursos de graduação. Estudantes universitários também participaram. Os palestrantes vieram de universidades de todo Brasil, trazendo pontos de vistas diferentes para o debate. 

O eixo de formação dos professores é considerado um dos mais importantes do congresso por envolver a relação dos processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, com políticas, competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Outra possibilidade de pesquisa dentro desse eixo é a profissionalização dos professores em todos os níveis e modalidades de ensino. Devido à pandemia e seus impactos na prática pedagógica novas técnicas precisaram ser desenvolvidas para suprir as demandas da educação 

As pesquisas envolvem os mais diferentes objetos de estudo dentro da área de educação. A professora Nagia Regina Souza Magalhães, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), apresentou uma pesquisa sobre experiências e narrativas pedagógicas do período pandêmico na cidade de Caxias (MA). Ela discursou sobre a falta de recursos que professores tiveram no período pandêmico para cuidar da saúde mental. Emília Maria Cipriano e Sandra Cavaletti da PUCSP trouxeram a experiência de formação de estudantes universitários e professores numa residência pedagógica. Nessa pesquisa os alunos de pedagogia têm a oportunidade de assumir por 50 minutos a regência de uma aula da educação infantil, após o estudo teórico de uma técnica de aprendizagem. Desse modo educadores e estudantes tem a oportunidade de ter uma troca de conhecimento e crescimento profissional. 

Outro aspecto do evento foi a área de especialização da educação. Tauany Cristina Carvalho Santos doutoranda da UEPG, trouxe para o congresso uma pesquisa que aborda o desenvolvimento do profissional pela pós-graduação, mestrado e doutorado.  Pesquisas desta área permitem que os espectadores compreendam de maneira mais ampla a importância da pesquisa científica na atuação profissional. 

A estudante de Psicologia da Universidade Franciscana, Ana Carolina Dutra, 24 anos, de Santa Maria (RS). A jovem expôs sua pesquisa sobre um Curso de capacitação para gestores de escolas municipais e estaduais sobre a comunidade LGBTQIA+. A apresentação contou com relatos de educadores da comunidade e os impactos que o projeto tem tido na sociedade. Ana Carolina relata que participar de um congresso como o EDUCERE é muito positivo para sua carreira. Essa oportunidade traz a possibilidade de contato com a área da psicologia fora da clínica, além de perceber uma intersecção de conhecimentos com profissionais de outras regiões do país. Confira abaixo alguns trechos da entrevista com Ana Carolina Dutra:

Portal ComunicareComo é poder participar de um evento educacional sendo estudante?

 

Portal Comunicare – Qual a importância de expor os trabalhos científicos em um evento como o EDUCERE? 

 

Portal Comunicare – A oportunidade de ver outras pesquisas e pontos de vistas sobre educação contribuem para a sua formação de que maneira? 

 

Ana Carolina Dutra em sua apresentação no EDUCERE 2023

Coordenadora do eixo Multicom da PUCPR, Suyanne Tolentino de Souza participa do congresso desde 2013 e foi mediadora da roda de apresentações deste ano. A profissional relata que é importante perceber diferentes áreas de ciência e entender onde essas pessoas estão e que tipo de conhecimento elas estão produzindo. 

 

Portal Comunicare – “Como é poder participar como mediadora de um evento como o EDUCERE?”

 

Professora Suyanne Tolentino e estudante da PUCPR Beatriz Litzinger mediando tarde de apresentações

Edméa Santos

Professora Édema Santos no Campus Curitiba da PUCPR

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edméa Santos ministrou a palestra Hiperescrevivências de ciberpesquisaformação: dos diários on-line a literaturização do texto científico” . A pesquisadora comenta sobre a importância da comunicação na área da pesquisa e a respeito de como é pesquisar a área educacional. Quando perguntada sobre o EDUCERE, Édmeia Santos, afirma: “O EDUCERE é um evento Grandiosíssimo.”

A Doutora conta que utiliza seu Instagram  para fazer os seus diários online e que desse modo ela consegue alcançar mais pessoas sem dividir o acadêmico do “mundo real”. A professora possui um site onde publica seus artigos e pesquisas completas de forma gratuita. Ela alega que dessa forma colabora com a democratização do mundo científico. Para conferir a plataforma acesse o link .

Confira a entrevista na integra que a professora Edméa Santos concedeu para os estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR e repórteres da Central Fatos de Comunicação, João Pedro Ocanha Scremin e Carolina Senff. 

Eixo Paulo Freire – Filosofia e Sociologia na Educação

A programação de quarta também teve a participação de 24 pesquisadores da educação. Todos focados no educador Paulo Freire. Os trabalhos apesar de terem a mesma base de pesquisa trouxeram diferentes debates relacionados aos seus ensinos. Na modalidade online Jonatas Marcos da Silva Santos que atualmente está nos Estados Unidos apresentou sua tese relacionada a pluralidade humana e sua capacidade de resolver os conflitos 

A dupla Cirlene Cristina de Souza, professora da UEMG e Marcial Maçaneiro docente da PUCPR mostraram seus estudos a fim de traduzir Freire para as gerações atuais. Além disso, também citaram o conceito de esperança do autor, tendo em vista formar pessoas que lutam pelos seus direitos. Para Maçaneiro várias percepções sobre o mesmo autor mostram o quanto ele é relevante para a educação. O professor foi convidado para integrar a pesquisa há dois anos e Cirlene está no projeto há cinco anos.

A oficina foi mediada pela doutoranda em educação Patrícia Fleury. Segundo a educadora todas as camadas de Paulo Freire foram exploradas no congresso. A educação de crianças, adolescentes e de jovens adultos retratadas em diferentes estudos retratou sua dimensionalidade, afirma Patrícia. 

Outros temas como a relação do autor e filósofo brasileiro completaram o discurso dos palestrantes. Lutherkin Lino Ludvich professor de história no ensino médio buscou discutir em sua apresentação o modelo atual de educação. Para ele não devemos ser criados para passar no vestibular, mas sim para aprender. Além disso, também citou o conceito de esperança discutido em sala por seus colegas e as consequências do mundo materialista.  

Professores palestrando no Eixo Paulo Freire