Bicicletas são usadas como meio de locomoção e exercício na quarentena

por Ex-alunos
Bicicletas são usadas como meio de locomoção e exercício na quarentena

A Lei 13.724/2018, que deu começo ao Programa Bicicleta Brasil (PBB), tem como objetivo incentivar novos meios de mobilidade, aumentar a construção de ciclovias e outros. Desde então, o uso deste meio de transporte vem aumentando

Por: Danielle Sousa, Alexandre Ribeiro e Daniella Pompeu Caron | Foto: Alexandre Ribeiro

O uso de bicicletas se torna uma alternativa na pandemia. Com o novo coronavírus e recomendações do governo para isolamento social, aconteceram mudanças na vida de todos. Estar em quarentena não é algo rotineiro ou fácil e por isso, é importante se manter ocupado e uma ideia é praticando exercícios.

Segundo a Associação Brasileira Dos Fabricantes De Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas, Motonetas e Similares (Abraciclo), a projeção foi que o ano de 2019 terminasse com um crescimento de quase 11% na produção de bicicletas. Já em 2020, houve um aumento de 7,3%. De acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (URBS) que controla o transporte público na cidade houve uma diminuição acentuada de 37% na frota de ônibus.

Consequentemente, houve um aumento no uso de bicicletas, com lojas atingindo recordes de venda e consertos, o que se deve ao DECRETO Nº 470 – PREFEITURA DE CURITIBA – 26 DE MARÇO DE 2020 que trás quais estabelecimentos são essenciais e devem funcionar durante a quarentena e a Lei 13.724/2018 que deu começo ao Programa Bicicleta Brasil (PBB), tem como objetivo incentivar novos meios de mobilidade, aumentar a construção de ciclovias ,criando uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável. 

O empresário Renato Baron, Dono da Baron Bikes e lojista a quase 20 anos, informa o aumento de 300% nas compras de bikes durante a quarentena em sua loja, também coloca que não só as vendas aumentaram muito, mas como também, os reparos com um aumento de cerca de 20%. Baron diz que a maioria das vendas tem sido para pessoas que querem utilizar as bikes como meio de locomoção e exercícios, não para algo profissional, como o ciclismo.

O fisioterapeuta, Leo Boiarski Ribeiro, esclarece as vantagens e desvantagens do uso da bicicleta na quarentena, tanto como meio de locomoção como para exercícios. Leo coloca que um dos benefícios, é sempre estar em contato com o ar livre, pois pode diminuir as chances de contaminação, cita também, outros amparos, como o estímulo do sistema cardiopulmonar. Dentre os malefícios, Leo coloca que: ‘’Já que estamos muito tempo em casa pode haver um estresse crônico que diminui a imunidade deixando-nos mais propícios a infecções respiratórias‘’. E também deu a dica de que, já que estamos no inverno, seria melhor o uso de máscaras ao pedalar para manter as vias aéreas úmidas e aquecidas, evitando também, o possível contágio do coronavírus.

O Ex-ciclista profissional, Diego Miller, informa sobre o aumento ou não no uso das bicicletas após vírus Covid-19. Citou que: ‘’Elas já faziam parte do cotidiano das pessoas. Muitas usam como meio de locomoção para o trabalho, outros usam de forma competitiva, outras para o lazer e agora que não estamos podendo usar normalmente o transporte público, elas surgem como uma forma mais segura de locomoção, por conta do distanciamento social e para exercício ao mesmo tempo.‘’