Operação registra mais de 70 crimes eleitorais, segundo TRE-PR

por Isadora Mendes
Operação registra mais de 70 crimes eleitorais, segundo TRE-PR

Crimes leves como desobediência, distribuição irregular de material e perturbação foram registrados. 

Por Isadora Mendes | Foto: Tribunal Superior Eleitoral

A Operação Eleições 2022, realizada em conjunto de forças de segurança pública, registrou, até o fim da tarde de domingo (2), 79 crimes eleitorais no Paraná, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Além das ocorrências, duas pessoas foram presas em flagrante em Jandaia do Sul, no norte do Paraná, e em Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste do estado. 

Segundo a Polícia Militar,  foram registrados 48 crimes de propaganda irregular, 28 ocorrências de boca de urna e três casos de compra de votos. Não foram registrados casos de violação de sigilo de voto e ocorrências de transporte ilegal de eleitores.

Para Fabrício Costa Melo, chefe da Seção de Inteligência do TRE-PR, a eleição de 2022 transcorre de forma tranquila, com registro de crimes mais leves como desobediência, distribuição irregular de material e perturbação da ordem pública.

Em 2020, foram registrados 115 casos de boca de urna e 16 de compra de votos.

Segundo a Polícia Militar, os infratores de crimes com menor potencial ofensivo foram encaminhados ao Fórum Eleitoral de Curitiba.

A Operação Eleições 2022 conta com mais de 7 mil agentes da segurança pública no Paraná, além de viaturas, aeronaves e embarcações.