Verificare 2020 – Eleições municipais de Curitiba

por Rodolfo Stancki Silva
Verificare 2020 – Eleições municipais de Curitiba

 
Verificare é um projeto de checagem de fatos desenvolvido na disciplina Jornalismo de Dados, do curso de Jornalismo da PUCPR. Em 2020, a equipe de reportagem investigou declarações dos candidatos à prefeitura de Curitiba durante o primeiro turno. Você pode conferir nossas checagens clicando no nome dos candidatos abaixo:

 

Carol Arns (PODEMOS)

Christiane Yared (PL)

Eloy Casagrande (REDE)

Fernando Francischini (PSL)

Goura (PDT)

João Arruda

Marisa Lobo (AVANTE)

Paulo Opuska (PT)

Professora Samara (PSTU)

Rafael Greca (DEM)

 

METODOLOGIA

 

O projeto de checagem Verificare, nas eleições 2020, concentrou esforços em checar declarações de candidatos à prefeitura de Curitiba dadas em entrevistas à veículos de imprensa, peças de divulgação e/ou debates abertos com outros concorrentes. A proposta era checar apenas afirmações que se vinculassem à fatos concretos. Opiniões não foram levadas em conta para este projeto.

A reportagem foi instruída a identificar acusações ou frases de interesse público proferidas pelos candidatos à prefeitura da capital paranaense. A escolha dos nomes que seriam verificados pela equipe de checagem foi decidido levando em conta a repercussão pública de cada partido.

Confira nossos selos de checagem: 

 

O selo “verdadeiro” é usado para informações verdadeiras e concretas.

O selo “falso” é usado para informações comprovadamente incorretas.

O selo “impreciso” é usado para informações exageradas e/ou subestimadas.

O selo “questionável” é usado para informações que não podem ser comprovadas ou interpretações equivocadas dos candidatos.